Paraíba investe e atrai maior feira de calçados para João Pessoa, em 2019

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de maio de 2018 às 09:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estado paraibano luta diretamente com São Paulo pelo 3º lugar como maior polo exportador

J​oão Pessoa, na Paraíba, será a sede de uma das maiores feiras do setor calçadista do Brasil. Após negociação com o Governo do Estado, o grupo Merkator escolheu a capital paraibana para receber a 40 Graus Feira de Calçados e Acessórios, em parceria com a CampinaCal – evento que já é realizado duas vezes por ano em Campina Grande. 

A Feira será promovida entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2019, no Centro de Convenções, e deve atrair cerca de 1,2 mil fabricantes e representantes de 650 marcas. 

Para consolidar a parceria, a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, participou da abertura, nessa segunda-feira (21), do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), evento realizado em Gramado (RS) pela Merkator, que trará para a Paraíba o mesmo conceito das feiras realizadas no Rio Grande do Sul. 

No início deste mês, o governador Ricardo Coutinho recebeu em audiência, na Granja Santana, o fundador da Merkator, Frederico Pletsch, e a diretora do grupo, Roberta Pletsch, que destacaram o potencial turístico da Paraíba e a moderna estrutura oferecida pelo Centro de Convenções para a promoção de grandes eventos. Também participaram da reunião Tatiana Domiciano e o gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena. 

De acordo com Tatiana Domiciano, o esforço do Governo do Estado na atração do evento será traduzido no aumento de receitas para o setor turístico e na possibilidade da realização de novos negócios para os empresários paraibanos que atuam no setor calçadista. 

“Um evento desse porte beneficia diversos segmentos da economia ligados ao turismo, como restaurantes, hotéis e transporte. Além disso, estamos consolidando a Paraíba, que tem uma vocação já reconhecida, como um importante ator na indústria de calçados brasileira. O objetivo é que o mercado conheça ainda melhor a qualidade dos nossos produtos e as nossas empresas consigam novos mercados para crescer”, avaliou. 

A Paraíba figura entre os três maiores produtores e exportadores de calçados do Brasil, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados). 

O setor emprega formalmente cerca de 15 mil pessoas em todo o estado, sendo a maior parte em atuação nas cidades de Campina Grande, Santa Rita, Bayeux e João Pessoa.


+ Economia