Para melhorar destinação das embalagens, Coca-Cola investe R$ 1,6 bilhão

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 17:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Mundo sem resíduos” prevê dar destino correto a todas as embalagens da empresa globalmente até 2030

A The Coca-Cola Company anunciou sua nova
política de embalagens, com um objetivo ambicioso: ajudar a recolher o
equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado, até 2030. O
compromisso é o mesmo para todos os países onde atua. Aqui no Brasil, a empresa
vai chegar ao fim de cinco anos (2016-2020) com investimento de R$1,6 bilhão
para garantir a entrega desse objetivo, com ações em três frentes: design,
coleta e parceria.

Hoje, a Coca-Cola Brasil já garante a
destinação correta para 51% das embalagens produzidas e trabalha para chegar a
66% até 2020. Em 2016, esse percentual era de 36%. Esse avanço se deu graças ao
aumento de participação de embalagens retornáveis, uso de resina reciclada para
a confecção de novas garrafas (Bottle to Bottle) e apoio a mais de 200
cooperativas de reciclagem em todo o país.

“Os números mostram que temos trabalhado de
forma consistente, o que nos dá confiança e estímulo para alcançarmos, aqui no
Brasil, o objetivo de termos 100% das nossas embalagens destinadas corretamente
em 2030. Temos que fazer isso porque é o certo e é o que as pessoas esperam de
uma empresa líder como a nossa.” afirma o presidente da Coca-Cola Brasil,
Henrique Braun.

Como parte da visão de crescimento
consciente, a empresa está investindo em infraestrutura, entre ampliação de
linhas de retornáveis, equipamentos de fábrica, compra de vasilhames e
engajamento do consumidor, e também em cooperativas de reciclagem. Do total de
R$ 1,6 bilhão previsto entre 2016 e 2020, R$ 1,2 bilhão representa o
investimento de hoje até 2020.  

Entre as iniciativas da empresa, as ações de
reuso de embalagens estão voltadas para o objetivo de dobrar, em cinco anos
(2016-2020), a participação de retornáveis no portfólio, chegando a 30%. Na
frente de redesenho, atualmente, as garrafas de plástico tem cerca de 20% menos
peso do que as produzidas há 10 anos. E, desde 2008, a Coca-Cola Brasil investe
continuamente na capacitação de cooperativas de reciclagem e em iniciativas de
inclusão dos catadores.

A estratégia de embalagens sustentáveis no
Brasil conta com uma visão completa da cadeia produtiva. Na lógica da chamada
economia circular, nenhum componente de um produto deve ser encarado como
resíduo. As embalagens são desenvolvidas considerando todo seu ciclo de vida e
são 100% reaproveitáveis, ou seja, podem e devem voltar ao ciclo industrial.

Frentes de atuação da
Coca-Cola Brasil para o compromisso “Mundo sem Resíduos”:

DESIGN

Redesenho -A empresa busca, continuamente, a
redução da quantidade de insumos utilizados. De 2008 a 2016, reduziu, em média,
a gramatura das embalagens PET em 20%. A Coca-Cola Brasil aumentou também o uso
de matéria-prima reciclada nas embalagens produzidas.

Mais de 60% da composição de novas latas de
alumínio e de garrafas de vidro é proveniente de embalagens recicladas. Juntas,
representam 31% do volume de material colocado no mercado, anualmente. E 35%
das embalagens PET também já são compostas por resina reciclada.

Reuso – Hoje, cerca de 20% do portfólio é
composto por embalagens retornáveis (RefPET e vidro). Esse formato oferece ao
consumidor uma opção mais acessível e sustentável, uma vez que cada garrafa é
reutilizada até 25 vezes, e não gera resíduos ao final de seu ciclo de uso.

RECICLAGEM E PARCERIA

Desde 2008, a empresa investe em cooperativas
de catadores de materiais recicláveis, tanto em infraestrutura quanto em
metodologia e gestão, em linha com o que prevê o Acordo Setorial de Embalagens,
assinado em 2015.

Em 2017, a Coca-Cola Brasil anunciou sua nova
plataforma em reciclagem, o Reciclar pelo Brasil. Em parceria com seu principal
concorrente, passou a coinvestir de forma mais eficiente e gerando um aumento
de até 25% nos aportes recebidos por elas.

Coordenado pela Associação Nacional dos
Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), o programa Reciclar
pelo Brasil impacta, inicialmente, 110 cooperativas e 5 mil famílias. Ao todo,
a empresa apoia 200 cooperativas. A meta é ampliar essa aliança já em 2018, com
outras indústrias parceiras.

Mais informações
sobre o compromisso estão disponíveis no site Coca-Cola Brasil:

Acesse o release global em: https://www.cocacolabrasil.com.br/imprensa/release/the-coca-cola-company-anuncia-novo-plano-global-para-ajudar-a-criar-um-mundo-sem-residuos

Confira um infográfico com os nossos números:https://www.cocacolabrasil.com.br/historias/sustentabilidade/embalagens-em-numeros

Leia o artigo de James Quincey, presidente da
The Coca-Cola Company sobre o assunto: https://www.cocacolabrasil.com.br/historias/por-que-um-mundo-sem-residuos-e-possivel


+ Economia