Para economizar, Prefeitura de Guaíra otimiza utilização de espaços públicos

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de setembro de 2018 às 18:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Administração quer reduzir gastos com aluguéis de imóveis e já encerrou contrato com prédio do CEREA

No local aconteciam as duas aulas semanais do coral Raízes da Melhor Idade

A Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, encerrou o contrato de locação do prédio do CEREA, Centro de Recuperação do Alcoólatra, de Guaíra. A iniciativa faz parte das ações do Governo Municipal para otimizar o uso dos espaços públicos pertencentes à prefeitura e assim reduzir os gastos com locações de imóveis particulares.

No caso específico do prédio do CEREA, onde aconteciam as duas aulas semanais do coral Raízes da Melhor Idade. O coral é um projeto cultural que atende aos idosos do município. O local também foi utilizado para atividades do Fundo Social de Solidariedade, como atendimento às gestantes, e por projetos da Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social do município.

As ações sociais realizadas pelo Fundo Social foram levadas para o Centro de Lazer, e as da Diretoria de Assistência, para outros próprios públicos, mantendo o atendimento de qualidade à população. Ficaram no CEREA, apenas, as aulas do Coral da 3ª Idade, que aconteciam as terças e quintas-feiras, com duração de uma hora cada. A locação deste espaço para abrigar estas atividades custava aos cofres públicos cerca de R$ 12 mil reais ao ano, sendo que o erário do município ainda arcava com os custos de água e energia elétrica do imóvel.

O contrato, agora rescindido, estava em vigor desde maio, porém não estava assinado pelo presidente do CEREA, que queria reajustar o valor da locação. Isso não foi aceito pela Administração Municipal e por conseqüência os pagamentos não estavam sendo feitos. Sem a assinatura no contrato, os pagamentos não poderiam ser feitos. O presidente do CEREA assinou o contrato na última segunda-feira, dia 10 e os pagamentos dos meses pendentes já estão sendo providenciados pela Prefeitura Municipal.

No tocante ao “Coral Raízes”, o Diretor de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, José Reinaldo dos Santos Júnior, informou que avisou ao presidente da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) “Águas Correntes” de Guaíra, Daniel Penasforte, sobre o cancelamento do contrato com o CEREA. A OSCIP é a responsável pela contratação dos monitores e professores e pela execução das atividades culturais no município, sob a coordenação do Departamento de Cultura.  Estando incluso nestas atividades, o Coral Raízes e a coordenadora do projeto. O pagamento dos professores, segundo Penasforte, está em dia.

De acordo com o Chefe de Departamento de Cultura, Sidnei Ferreira foram colocados a disposição do coral os locais onde são feitas as atividades culturais para que o grupo possa fazer o ensaio. “Estamos disponibilizando, os locais, inclusive a Casa de Cultura, para que o Coral Raízes faça os ensaios”, afirmou o Chefe do Departamento de Cultura.   

Na dia 10 de setembro, segunda-feira, Daniel Penasforte, juntamente com a professora do coral, Jocemara Flores, visitou alguns espaços que poderão abrigar as aulas do projeto. Foram disponibilizados três locais, e dentre eles, os próprios integrantes do coral irão escolher em qual espaço terão as aulas. A decisão acontecerá durante uma reunião nesta quinta-feira, dia 13, na Casa de Cultura “Prof. João Augusto de Mello”, onde os integrantes do coral terão as aulas temporariamente.

Com a mudança do local, os idosos integrantes do coral não serão prejudicados. A prefeitura continuará fornecendo o transporte para os frequentadores das aulas do coral, independentemente do novo local a ser escolhido, como já acontece. Continuará também a distribuição dos lanches para os idosos após o término das aulas.

A prefeitura dentro da rede municipal atende em torno de 300 idosos com projetos e programas. O Fundo Social de Solidariedade, a Diretoria de Assistência Social e o Departamento de Cultura realizam diversas atividades de lazer como: bailes e concursos de beleza e dança, aulas de artesanatos (Bordados, Pintura e Biscuit),  festivas de datas comemorativas e aniversariantes do mês. Na área de esportes são oferecidas diversas práticas esportivas como: vôlei para a 3ª idade, atletismo e  caminhada orientada, incentivo a participação do JORI – Jogos Regionais do Idoso, hidroginástica e natação. No CCI, Centro de Convivência do idoso, são ofertadas refeições 2 vezes por semana, café da manhã diariamente e convivência e orientação sobre direitos dos idosos com as assistentes sociais. Todas essas atividades também são oferecidas aos idosos moradores do bairro rural São José do Albertópolis – Guaritá, inclusive com comemorações como a Semana do Idoso que será realizada de 23 a 28 de setembro.

O prefeito José Eduardo Coscrato Lelis foi enfático ao afirmar o compromisso que sua gestão tem para com os integrantes da 3ª Idade. “Hoje nós atendemos cerca de 300 idosos com atividades sociais, culturais e esportivas, em todos os seguimentos encampados pela Administração Municipal. Os idosos viajam, conhecem estâncias turísticas, participam de competições em outros municípios e também em Guaíra e sempre com total respaldo da nossa administração. Nós temos este mesmo carinho com o Coral Raizes e continuaremos oferecendo o total respaldo logístico e estrutural as atividades do grupo”, disse o Chefe do Executivo.

CEREA

O prefeito José Eduardo salienta que o CEREA é uma instituição importantíssima para Guaíra. Hoje todas as entidades devem se enquadrar na Lei Federal Nº 13.019 que norteia as atividades realizadas em parcerias com o Poder Público. A prefeitura pode realizar um chamamento com o CEREA para realizar um projeto específico junto às pessoas que tem dependência alcoólica. 


+ Cidades