Para desafogar trânsito na Av. Champagnat, Prefeitura vai investir R$ 2,8 milhões

  • Entre linhas
  • Publicado em 23 de abril de 2020 às 17:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Licitação já está aberta e empresas interessadas têm até dia 11 de maio para apresentar propostas

​Durante entrevista coletiva com a imprensa em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira, 23 de abril, o prefeito Gílson de Souza deu detalhes do projeto do complexo Viário do Champagnat x Ismael Alonso y Alonso.

A notícia foi dada com exclusividade pelo Jornal da Franca, em duas ocasiões este ano. A previsão é de terminar a obra no meio do segundo semestre. 

Com a publicação na edição do Diário Oficial nessa data, do edital de licitação para contratação de uma empresa para as obras, a Prefeitura de Franca avança de maneira concreta no projeto para melhorar o tráfego nesse local crítico.

Trata-se de um projeto concebido com cuidado, precedido de estudos técnicos e análise de tráfego nos vários sentidos e horários variados, balizado também com as condições orçamentárias do município.

Ou seja, resolver um problema que se alongava por décadas, investindo menos, mesmo que estes recursos sejam extra orçamentários, vindos de repasses do Pré-Sal. 

Com recursos externos isso significa dizer que o empreendimento não impactará em nada os demais projetos e ações em andamento na Prefeitura, de curto e médio prazos. 

As empresas interessadas em participar terão prazo para retirar a documentação necessária, realizar as visitas técnicas até o dia 8 de maio, contando a partir dessa sexta-feira, dia 24. 

A abertura das propostas está marcada para as 9h30 do dia 11 de maio, na Comissão de Licitações.

As obras

Conforme foi mencionado, o projeto do complexo viário do Champagnat x Alonso y Alonso é resultado de um conjunto de esforços, envolvendo engenharia e análises técnicas que permitirá uma execução com agilidade e sem causar maiores transtornos nas imediações. 

Será um cruzamento em nível, onde uma ponte surgirá no centro da rotatória existente, mantendo a vazão no canal sem alterações, permitindo a ligação direta das duas pistas da Av. Champagnat, com 4 alças laterais com arborização cuidadosamente projetadas com ilhas verdes.

Na Av. Alonso y Alonso, perto da Zoomed, uma segunda ponte será construída, cuja finalidade será dar vazão ao tráfego de quem faz o sentido Av. Champagnat (bairro -centro) e tenham como destino adentrar a Avenida marginal com direção aos Jardins Consolação, Av. Hélio Palermo, Jardim Francano e adjacências. 

Uma das pontes já existentes na parte de baixo, terá a mesma finalidade para quem faz o sentido oposto pela Av. Champagnat e deseja seguir no sentido bairro São José, Lanchão, e viaduto Dona Quita. 

Deverão auxiliar e participar da execução das obras complementares equipes da Emdef e também da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente. 

Os valores previstos na ordem de R$ 2,8 milhões estão sujeitos a alterações já que a escolha licitatória tem como critério o melhor preço.

Também consta dos planos, a instalação de jogos de semáforos inteligentes, com temporizadores digitais, faixas de pedestres e áreas exclusivas que lhe garantam a proteção necessária. 

O objetivo é desafogar o trânsito no local e colocar fim aos constantes congestionamentos que representam transtornos diários para os motoristas, garantindo a fluidez do tráfego.

Veja a explicação do prefeito Gilson de Souza:


+ Trânsito