Pandemia faz Unesp mudar tipo de prova na 2ª fase do vestibular

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 13 de agosto de 2020 às 17:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com questões múltipla escolha, provas serão em um só dia para reduzir tempo de permanência dos candidatos

A Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) decidiu que a segunda fase de seu vestibular do próximo ano terá questões múltipla escolha e será feita em apenas um dia para diminuir o tempo de permanência dos candidatos nos locais de prova por causa da pandemia do novo coronavírus.

Tradicionalmente, a segunda fase da Unesp é feita em dois dias com 36 questões dissertativas e uma redação. Em cada dia, os candidatos tinham 4h30 para fazer as provas. No próximo vestibular, serão 60 questões objetivas e a redação – os candidatos terão 5h30.

As 60 questões objetivas serão divididas em três áreas específicas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) do currículo do ensino médio. É a primeira vez que uma universidade paulista terá prova de múltipla escolha na segunda fase.

Em julho, a universidade também já havia decidido que iria adiar as datas do vestibular. A primeira fase foi remarcada para os dias 30 e 31 de janeiro, dividindo os candidatos em dois grupos para diminuir a aglomeração. A segunda fase será em 28 de fevereiro.

No ano passado, a primeira fase do exame da Unesp foi aplicada para 95.440 candidatos em 35 cidades.

A alteração do formato também foi feita para diminuir o tempo necessário para a correção das provas em função do adiamento da data. 

As principais provas de seleção do país para ingresso no ensino superior foram adiadas pela pandemia. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Fuvest (prova que dá acesso à USP) e o vestibular da Unicamp foram remarcados para o próximo ano.

Para diminuir o tempo de permanência dos estudantes no local de prova, a Unicamp também reduziu o número de questões da primeira fase, antes eram 90 e agora serão 72. O tempo de realização também passou de 5 horas para 4. Os candidatos também farão a prova em dias diferentes e houve ampliação dos locais de prova.

Não houve alteração no formato da segunda fase da Unicamp. A Fuvest também não alterou o modelo do vestibular. Nas duas, essa etapa continua sendo feita em dois dias e com questões dissertativas.


+ Educação