​Palestra gratuita destaca funcionamento das orquestras no Brasil

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 25 de novembro de 2020 às 21:00
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 09:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Promovida pelo projeto Música Criança, a palestra será transmitida na nesta sexta no Youtube e no Instagram

Totalmente gratuita, a palestra tem o intuito de despertar o público para a composição de uma orquestra sinfônica e sua harmonia entre os naipes

O projeto Música Criança de São Joaquim da Barra apresenta mais uma palestra de sua série educativa musical e, desta vez, traz como tema a orquestra. 

A transmissão acontece nesta sexta-feira (27), às 15h, nos canais do projeto no Youtube  (Projeto Música Criança) e Instagram (@musicacrianca).

Totalmente gratuita, a palestra tem o intuito de despertar o público para a composição de uma orquestra sinfônica e sua harmonia entre os naipes (grupos de instrumentos musicais).

Quem apresenta o tema é a professora Paula Naime, que dá aula de flauta no projeto Música Criança. 

De acordo com ela, a educação pela música tem papel fundamental na formação, principalmente de crianças. “Acreditamos na educação através da música e por isso usamos as analogias dos corpos instrumentais.”.

Sobre a composição da orquestra, a professora enfatiza que se assemelha a uma sociedade com núcleos distintos trabalhando por objetivos comuns. 

“É assim com a orquestra, não existe parte ou instrumento menos importante, todos com suas diferenças e características, se complementam”, afirma Paula.

As palestras educativas do Música Criança são contrapartidas do projeto à sociedade e seriam realizadas presencialmente, mas em decorrência das medidas de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus, tiveram de ser adaptadas ao ambiente virtual.

O projeto Música Criança – ano 2 foi aprovado pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, com proponência da empresa Ars Galon e patrocinado pelas empresas: Beira Rio Agroindustrial, Usina Alta Mogiana S/A., Venturoso, Valentini & Cia Ltda. É abrigado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, que funciona na Casa do Menor Santa Lúcia, e conta com a parceria da Jóia Fraternal Jorge de Lollo e apoio pedagógico do Departamento de Música da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto), através de seu núcleo de apoio à pesquisa (NAP-CIPEM).

Serviço

  • Palestra “A orquestra”
  • Data: 27/11
  • Horário: 15h
  • Locais: Canais do Música Criança no Youtube (Projeto Música Criança) e no Instagram (@musicacrianca)

+ Música