Palestra de Acir de Matos aborda como cidadão não ser massa de manobra

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de abril de 2019 às 15:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Professor e doutor com ênfase em retórica jurídica, Acir de Matos Gomes fala hoje (24) à noite na Câmara

O atual momento político no Brasil tem uma acentuada divisão entre direita e esquerda.

Não só isso, mas também se fala em combate à corrupção nos corredores do poder e mudanças estruturais em áreas econômica, previdenciária e tributária. 

Porém, algo que ainda não ficou saliente para ser tratado em qualquer roda de conversa é uma análise e discussão da política de forma suprapartidária. 

Falar de política, mas sem viés de partidos é a proposta de um projeto que vai acontecer nesta quarta-feira (24), às 19 horas, na Câmara Municipal de Franca, e que terá palestra do professor doutor com ênfase em retórica jurídica Acir de Matos Gomes.

O “Falando de Política” vai ter o propósito de estimular uma série de encontros para desmistificar uma máxima que o tema não se discute. 

A abordagem também é para tentar descolar do senso comum que talvez foca mais em direita e esquerda e qual dessas posições é a boa e qual é a ruim para a sociedade.

Quem participar do projeto, como ouvinte ou palestrante, vai ser estimulado a observar os significados mais enraizados sobre como a sociedade se forma, o que a política tem a ver com a formação das pessoas e como ela age no cotidiano. 

Bem como, há que se analisar a postura do indivíduo como personagem político. 

A partir de ações de cidadania , é preciso identificar quais meios as pessoas têm para influenciar a formação do governo nas esferas municipal, estadual e federal.

Além do articulista e professor Acir de Matos Gomes, nesse primeiro encontro vai haver palestra também com a professora mestre e pesquisadora Letícia Lovo. 

As idealizadoras do projeto, ex-alunas do curso de Direito da Universidade de Franca, são Bárbara Freitas e Nayara Souza.

“Minha abordagem nesse encontro, que será na Câmara Municipal de Franca, é para tratar a política de forma científica. Vou apresentar como pensadores descrevem a política. A intenção é tentar conscientizar que é preciso falar sobre política e também atuar politicamente. Farei algumas indagações e provocações no sentido de mostrar que é necessário, cada vez mais, ter consciência da política”, detalha Acir de Matos Gomes.

O professor de Direito reforça que ao se falar de política, é necessário reafirmar que todas as pessoas trabalham direta ou indiretamente para formar o modelo vigente. 

A escolha dos governantes é a partir do voto popular. “Se estamos na sociedade, então fazemos parte dela. Se a sociedade está como se apresenta, é porque nós estamos criando isso. Para haver mudança, é preciso discutir detalhes do que, de fato, precisa ser mudado”, observa.

Recentemente vindo de uma discussão que abordou o Judiciário na América Latina, em especial o do México – durante o III Congresso Nacional de Retórica Jurisdicional -, Acir de Matos Gomes é taxativo ao explicar que o voto traduz o formato da sociedade. 

“É necessário, cada vez mais, saber em quem votar; é necessário ter conhecimento do processo político. Tudo isso é para que ninguém seja massa de manobra”, pontua.

O “Falando de Política” propõe que os detentores de cargos eletivos envolvam-se na discussão. 

Houve convite encaminhado para o prefeito de Franca, Gilson de Souza, e ao vice-prefeito, Frank Pereira. 

As idealizadoras do projeto estiveram na tribuna da Câmara Municipal na semana passada para divulgar o evento e convidar os presentes.

Para a participação, os interessados podem fazer inscrição por meio de link específico: http://bit.ly/falando_de_politica_21-04.


+ Política