Os sabores únicos das Minas Gerais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de dezembro de 2015 às 10:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A comida feita no fogão a lenha possui um sabor especial, que remete à vida no campo

Franca, reconhecidamente, tem um pezinho em São Paulo e outro em Minas Gerais não só por algumas cidades que a circundam, mas também pela migração de mineiros para a cidade há muitas décadas. As influências culturais acabam sendo sentidas, ou melhor, saboreadas em sua riquíssima culinária que vai muito além do pão de queijo e dos deliciosos queijos e doces.

O pão de queijo mineiro é uma das delícias apreciadas em todo o país

Doce de leite é uma das iguarias que melhor representa Minas Gerais

A culinária desse Estado talvez seja a que apresenta a maior diversidade de pratos do país, pois em cada região do Brasil existe um prato típico e uma variedade enorme de ingredientes que são encontrados com fartura no meio rural. Quase todos os pratos da cozinha mineira levam legumes, frutos ou tubérculos nativos do local e alguns deles ficaram conhecidos e famosos nacionalmente, quiçá mundialmente.pPreparado geralmente com fubá, pouca água e sal escaldados, o angu é encontrado em várias mesas do Brasil

Couve refogada com bacon, uma das delícias mineiras

O angu, preparado geralmente com fubá, pouca água e sal escaldados, é oferecido em praticamente todas as mesas e nas regiões que receberam a influência dos imigrantes italianos, sofreu alterações e hoje é conhecida como polenta.

O delicioso franguinho com quiabo

Quibebe de abóbora

O nosso tão conhecido frango com quiabo, que geralmente é refogado em banha de porco(animal cuja carne é consumida em abundância em Minas Gerais e regiões vizinhas), chegou à região por influência dos índios. Outra grande atração da culinária mineira é o tutu de feijão, preparado com diversas variações usando feijão roxinho ou feijão preto, amassados como purê e bem temperado antes de receber a farinha de mandioca.

Bambá de couve, caldo temperado de carne com couve, linguiça, ovos e engrossado com fubá

Leitão a pururuca

Bambá de couve, caldo temperado de carne com couve, linguiça, ovos e engrossado com fubá, muito consumido em dias mais frios; feijão tropeiro mineiro, a simples e deliciosa couve refogada, leitão à pururuca cuja receita foi trazida ao Brasil pelos portugueses, panelada de campanha – cozido feitos com carnes de porco, boi e legumes, quibebe, torresmo, bolinho de mandioca frito doces de leite e abóbora em várias versões e o tão amado pão de queijo, preferencialmente preparados num artesanal forno de lenha, perfumam cozinhas caseiras e restaurantes convidando para refeições irrecusáveis e inesquecíveis, aqui e acolá.

Torresmo, simplesmente irresistível

Tutu de feijão

Bom apetite!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos sábados.


+ zero