Orlândia é uma das sete brasileiras na Bienal de Arquitetura de Veneza

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de maio de 2016 às 11:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Angelo Bucci, arquiteto é o único participante brasileiro entre 88 selecionados para a mostra

Casa em Orlândia, único brasileiro na mostra principal em Veneza

​Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Parauapebas, no Pará, estão em Veneza. E também a “pequena”Orlândia, de 40 mil habitantes cidade localizada a  68 km de Franca. 

Desde o último sábado até o final de novembro essas cidades brasileiras integram algumas das mostras em cartaz na 15ª Bienal de Arquitetura,  o principal evento da área no mundo.

Orlândia é a terra natal de Angelo Bucci, arquiteto titular do Escritório SPBR. É o único participante brasileiro entre 88 selecionados para a mostra principal do evento. 

Boa parte das obras dos escritório estão em Orlândia, mas também em várias outras cidades brasileiras e do exterior, como Lugano, na Suíça, com um edifício residencial. Na mostra, Bucci apresenta o projeto para o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo.

O arquiteto Ângelo Bucci, de Orlândia, na Bienal de Veneza

O crivo da seleção global de arquitetos partiu do diretor do evento desta edição, o chileno Alejandro Aravena. Foi ele o vencedor do Prêmio Pritzker deste ano, equivalente ao Nobel de Arquitetura e cuja trajetória é marcada pela preocupação social e com moradia.

O tema escolhido por Aravena para a Bienal é “Relatos do Front” (Reporting from the front”), provocação para discutir o papel dos arquitetos quando o assunto é melhorar as condições de vida urbana. 

Entram em cena temas como economia, política, geografia e participação da sociedade, articulados em torno da figura do arquiteto, que assume a função de mediador na busca por soluções.


+ Urbanismo