Operação Rio Grande prende cinco por pesca predatória perto de Usina Hidrelétrica

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de setembro de 2018 às 06:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Agentes apreenderam 1,3 tonelada de peixes, munição e materiais de pesca

Operação Rio Grande investiga pesca predatória em usina hidrelétrica em Colômbia, SP

Cinco pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (11) durante a Operação Rio Grande, que investiga a pesca predatória na barragem da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia, que integra o sistema Furnas, entre Colômbia (SP) e Planura (MG).

Cerca de 200 policiais federais e militares ambientais participaram da operação. Ao todo, 11 mandados de prisão temporária foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Barretos (SP). Seis suspeitos estão foragidos.

Ao todo, os agentes apreenderam 12 motores de popa, 50 quilômetros de redes de pesca, 112 tarrafas, 10 barcos, 460 munições calibre ponto 22 e uma espingarda calibre 12. A Polícia Militar Ambiental também lavrou 37 autos de infração.

A Operação apreendeu ainda 1,3 tonelada de peixes retirados do Rio Grande e que seriam comercializados ilegalmente.

Em nota, a Polícia Federal informou que grupos criminosos financiavam pescadores para atuarem no Rio Grande, no trecho entre a ponte Gumercindo Penteado e a Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Ainda segundo a PF, os suspeitos agiam próximo à barragem da usina, onde a pesca é proibida porque abriga grande concentração de peixes, principalmente durante a Piracema, o período de reprodução desses animais.

As quadrilhas forneciam combustível, barcos, motores de popa, redes, tarrafas e outros apetrechos aos pescadores. Depois, os pescados eram comercializados. Os investigados responderão por associação criminosa, pesca ilegal e comércio ilegal de pescados.

Os presos serão levados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto (SP).


+ Meio Ambiente