8 maneiras de saber se o que você sente é amor ou luxúria e qual é a diferença

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de dezembro de 2019 às 15:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O amor é uma necessidade humana básica que nos mantém ligados às pessoas que mais importam

​​Amar ou desejar? Essa é a questão.

A diferença entre amor e luxúria

A maioria dos romances retratados nos filmes de Hollywood (nos quais duas pessoas se perseguem, se apaixonam loucamente e o filme termina assim que o relacionamento começa) parece mais luxúria do que amor seguro e estável.

A luxúria é uma intensa atração sexual por outra pessoa. Na melhor das hipóteses, a luxúria pode ser a cola que nos atrai para um parceiro e permite uma conexão física profunda. 

Na pior das hipóteses, a luxúria é alimentada pela idealização e projeção do que queremos ver, em vez da realidade da pessoa e da situação. 

Além disso, é um equívoco selvagem e perigoso que a luxúria contínua seja a expectativa de um relacionamento de longo prazo.

Então, o que é amor ? Um dos assuntos mais populares da literatura e das artes, o amor em todas as suas delícias e sofrimentos sempre pareceu um mistério, definido de inúmeras maneiras ao longo da história da humanidade. 

Tornando-o ainda mais complicado, o amor assume muitas formas diferentes, dependendo do destinatário. Por exemplo, o amor pelo cônjuge é diferente do amor pelos pais, que é diferente do amor por um filho, um animal de estimação ou até um deus.

Do ponto de vista do apego, o amor é uma necessidade humana básica que nos mantém ligados às pessoas que mais importam. Um apego seguro e amoroso com um parceiro romântico envolve um profundo afeto, confiança e aceitação de uma pessoa, falhas e tudo.

Como saber se é amor ou luxúria

​Não é surpresa que as pessoas tenham dificuldade em discernir entre amor e luxúria, uma vez que os dois fenômenos ativam caminhos neurais semelhantes no cérebros envolvidos na visão do eu, comportamento direcionado a objetivos, felicidade, recompensa e dependência. 

Amor e luxúria, no entanto, não são idênticos e podem aparecer em qualquer combinação, com ou sem a outra, em graus variados e até flutuando entre os dois estados ao longo do tempo.

Embora não haja regras no que se refere ao amor, aqui estão algumas distinções úteis a serem consideradas se você estiver preocupado com o fato de o relacionamento ser simplesmente baseado na luxúria e não ser sustentável para um relacionamento de longo prazo:

  1. luxúria só se interessa sexualmente no parceiro. O amor está interessado em conhecer a pessoa ao longo do tempo.
  2. A luxúria tenta manter o relacionamento em um nível ideal. O amor se expande para ter conversas difíceis e explorar emoções dolorosas.
  3. A luxúria perde o interesse quando você descobre as falhas de uma pessoa. O amor aceita as qualidades positivas e negativas de uma pessoa.
  4. Luxúria é sobre gratificação imediata. O amor desenvolve confiança e comprometimento por um longo período de tempo.
  5. A luxúria gosta da fantasia e da emoção da interação. O amor parece arriscado e vulnerável, porque envolve se abrir e se deixar conhecer.
  6. A luxúria pode ser impulsiva, obsessiva e desesperada. O amor tende a ser firme e seguro.
  7. A luxúria é muito alta, pode parecer um vício e consumir todo o seu espaço mental. O amor mantém uma perspectiva mais equilibrada e permite a capacidade de manter uma vida equilibrada.
  8. A luxúria se dissipa com o tempo. O amor persiste.

Fases do amor romântico

Nossa cultura gera uma narrativa de que o amor romântico começa com uma forte atração física (luxúria), mas o processo de se apaixonar é geralmente mais complicado e envolve uma negociação de muitos fatores.

Isso inclui aparência física, inteligência, semelhança e recursos. Algumas pessoas experimentam uma atração sexual instantânea, enquanto outras sentem um forte vínculo emocional que gradualmente se transforma em atração romântica.

Independentemente de como seu amor se desenvolve, aqui está uma orientação rápida para ajudá-lo a resolver seu estágio romântico. 

A antropóloga biológica e a conhecida pesquisadora de relacionamentos Helen Fisher, estudou o amor romântico e delineou três estágios-chave que os humanos percorrem no amor romântico:

1. Luxúria 

Na luxúria, somos intensamente atraídos sexualmente por outra pessoa, causando a raiva de nossos hormônios. A testosterona e o estrogênio estão sobrecarregados e estamos prontos para fazê-lo. Sinais de que você está na fase da luxúria:

  • Você se sente intensamente levado a rasgar as roupas da outra pessoa. 
  • Você deseja gratificação sexual dessa pessoa.

2. Atração

Você saberá que chegou a esta fase quando sentir que seu mundo foi transformado por outra pessoa e ela assumiu um novo nível de importância em sua vida.

Tudo que você quer fazer é passar um tempo com eles. A atração é definida pela alteração dos níveis dos neurotransmissores noradrenalina, dopamina e serotonina. 

A norepinefrina energiza você e pode suprimir seu apetite e a necessidade de dormir. O aumento da dopamina leva ao comportamento direcionado à meta, e a serotonina empobrecida está associada ao pensamento obsessivo. 

Sinais de que você está na fase de atração:

  • Você não pode pensar direito porque é obcecado por seu parceiro.
  • Você quer estar perto do seu parceiro o tempo todo.
  • Seus amigos estão perguntando onde você esteve.
  • Você não está dormindo bem.
  • Você raramente está com fome.
  • Você sente frio no estômago quando está perto do seu parceiro.
  • 3. AnexoEssa é a fase de comprometimento e crescimento. Você sabe que está aqui quando a onda de emoções se acalmou e a vida parece mais normal novamente, mas de alguma forma melhor. 
  • Você sente uma sensação de calma e satisfação.
  • Você mantém seu parceiro em mente (mas não o tempo todo).
  • Você está focado em desenvolver e crescer com seu parceiro.
  • Você facilmente faz contato visual com eles.
  • Você é capaz de expressar abertamente suas necessidades e ansiedades.

Amor versus luxúria

Refletir sobre se um relacionamento é amor ou luxúria só vai tão longe. Para chegar ao cerne da questão, pense por que você está fazendo a pergunta. 

Entrar em qualquer experiência romântica ou sexual com outra pessoa é um ato vulnerável. 

No amor e na luxúria, não há normas, nem deveres, nem caminho certo. Você pode se apaixonar depois de uma única noite apaixonada e acabar casado e com três filhos.

Se você está perguntando se é amor ou luxúria, você pode estar realmente perguntando quanto deve investir em um relacionamento. 

  • Em vez de tentar definir o relacionamento e colocá-lo em uma caixa como amor ou luxúria, verifique como a outra pessoa faz você se sentir. 
  • Você confia neles? Você se sente livre para ser você mesmo com eles? Quão alinhados estão seus valores e sonhos para o futuro? Talvez em vez de perguntar: “É amor ou luxúria?” pergunte: “Como estou me sentindo com essa pessoa e o que isso me diz sobre o que estou querendo ou precisando?”
  •  Você pode ser amigo de alguém há anos e, com um único toque ou mudança de perspectiva, fica de cabeça para baixo. Você pode ter um ano de sexo casual com alguém e nunca se apaixonar. 
  • Você pode amar alguém que não é mais atraído sexualmente. Você pode sentir-se morto por dentro depois de anos com um parceiro e ter uma paixão despertada tocando-o de uma maneira nova ou vendo como eles são desejáveis aos olhos de outro. Tudo o que precede e tudo o mais é possível. 
  • Quando entramos neste lugar desconhecido de atração romântica, podemos facilmente nos encontrar em um mar de sentimentos avassaladores que podem nos levar a buscar uma sensação de segurança e controle. 
  • Antes de fazermos a pergunta: “É amor ou luxúria?” pode ser mais útil perguntar qual ansiedade está causando você fazer essa pergunta em primeiro lugar. Você está querendo um relacionamento comprometido e preocupado que ele não se desenvolva nessa direção? 
  • Você está preocupado que você esteja mantendo um relacionamento por causa de uma forte conexão física? Você está tendo uma aventura sexy que de repente faz você pensar que pode querer mais?
  • A estabilidade e a confiança emocional que você criou fazem com que você se sinta mais seguro para enfrentar os desafios da vida. 
  • A vasopressina (um hormônio associado à monogamia) e a ocitocina (o hormônio do “carinho” associado ao acasalamento e à ligação mãe-bebê) estão em alta velocidade.
  • Estar nesta fase não significa que o sexo e a excitação acabaram, mas você terá que ser mais intencional ao manter o desejo e a intimidade. Sinais de que você está na fase de anexação:

  • + Comportamento