Óculos andam embaçando muito? Você pode estar usando a máscara errada

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 24 de julho de 2020 às 11:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma máscara mal ajustada ou muito larga embaça os óculos com mais facilidade

Óculos embaçado pode ser um sinal de que a máscara é inadequada

Usar máscara de proteção durante a pandemia do  novo coronavírus pode ser um grande incômodo para pessoas que usam óculos . Isso acontece principalmente porque o ar da respiração pode deixar as lentes embaçadas , tornando a situação bastante incômoda — mas tem como ser diferente. 

Segundo a infectologista Raquel Muarrek, consultora em controle de infecção do Hospital Sino-Brasileiro e responsável pelo serviço de infectologia da Rede D’Or, na grande parte das vezes, o problema não está no uso do óculos, mas na escolha da máscara. 

“A máscara pode ter o tamanho inadequado, principalmente grande demais, ou pode ter sido mal colocada”, explica.

Se a máscara estiver muito folgada no rosto, é mais fácil que os óculos fiquem embaçados, já que existe mais espaço para que o ar saia pela parte de cima.

Daí a importância de usar a máscara certa, já que, com os óculos embaçados as pessoas acabam tocando mais a região do rosto com as mãos. E, para  evitar a contaminação pelo novo coronavírus, a orientação é não tocar o rosto, principalmente áreas próximas dos olhos, nariz e boca, com as mãos sujas.

A médica afirma ainda que é importante saber preservar a máscara para que sua reutilização seja eficaz e segura. “Quando querem falar, as pessoas tendem a colocar a máscara no pescoço ou no queixo. Isso vai alargando o elástico da máscara, o que a torna não adequada”, diz.

Raquel também lembra que a máscara precisa ser ajustada no queixo e ir até a metade no nariz, e não na ponta. “Fora disso está errado”, reforça a infectologista.

Existem alguns truques e maneiras de ajustar a máscara antes de sair na rua que podem ajudar a manter os óculos desembaçados. Uma delas é fazer o ajuste pelo elástico atrás das orelhas, prendendo a perna do óculos por trás deles.

Também é possível prender a máscara no rosto pelas plaquetas (os apoios da armação sobre o nariz). Ao ajustar a máscara no rosto, coloque o óculos por cima dela, apoiando bem as plaquetas no tecido.

Caso ainda assim o óculos fique embaçado, tente usar um esparadrapo para prender a máscara no nariz e coloque o óculos por cima. No entanto, caso isso aconteça, é importante providenciar uma máscara que se ajuste melhor ao rosto.

“É importante que a manipulação do óculos seja sempre feita pela lateral, e não pela lente”, orienta Raquel. “Caso mexa nos óculos, é preciso higienizar as mãos antes.”