compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Médicos brasileiros publicam artigo sobre vantagens do emagrecimento para pacientes obesos
Um artigo publicado pelo Journal of Endocrinological Investigation por endocrinologistas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo sugere que o termo “obesidade controlada” seja adotado para pacientes que perderem 10% do peso.
O especialista exemplifica que uma perda de peso de 5 a 7% já leva à redução da resistência à insulina e, consequentemente, redução da glicemia, triglicerídeos, pressão arterial e deposição de gordura ectópica, como a gordura do fígado.
Recentemente, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças incluíram o índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m2 como um fator de risco para saúde.
Obesidade e a Covid-19
A associação entre obesidade e Covid-19 ainda está sendo estudada, mas entre os mecanismos investigados estão o aumento da inflamação; o risco aumentado de microtromboses; a disfunção respiratória e a disseminação viral mais prolongada.
A obesidade também é um fator de risco para outras comorbidades associadas ao desenvolvimento de quadros mais graves de Covid-19, como a diabetes tipo 2, a hipertensão e a doenças cardiovasculares.
*Informações Metrópoles