O voluntariado gera gentileza

  • Construindo Cidadania
  • Publicado em 18 de abril de 2019 às 14:44
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sei que a frase não é essa, mas essa é a minha, pois quando praticamos trabalho voluntário, apesar de ser um trabalho inicialmente feito para nossa satisfação, nosso desenvolvimento, os resultados são gentilezas espalhadas para quem recebe o trabalho e em contrapartida também recebemos gentilezas e isso vira um círculo virtuoso.

Creio que isto é muito desejável, todos queremos gentilezas, portanto temos que distribuir, quanto mais distribuímos mais recebemos, pode parecer um pouco diferente da matemática, mas isso é a tal da sinergia, quando a soma de 1 + 1 é maior que 2.

O trabalho voluntário tem dessas coisas inexplicáveis, e não estou falando de coisas sobrenaturais, mas são tantos os resultados que até parece algo diferente do cartesiano que estamos mais acostumados. O trabalho voluntário quando feito com paixão e desejo reais, tem encontros não previsíveis, tem apoios não solicitados, tem ajuda não esperadas, tem resultado maiores que os previstos e conhecimento trazido de fontes das menos prováveis.

Portanto realizar trabalho voluntário, apesar de organizado e preparado, traz muito mais do que podemos esperar e isso é muito bom, divertido, pois normalmente é a superação de nossas expectativas.

Todos queremos isso todos os dias, nas relações pessoais e de serviços, a superação de nossas expectativas, portanto fazer trabalho voluntario é uma experiencia. No MKT moderno o que o cliente busca hoje não é mais um serviço ou produto, ele busca uma experiencia, portanto o voluntariado está muito à frente de nosso tempo, por isso está presente em nossa história há muito, muito antes de ter o nome voluntariado e agora engajamento social.

Quer ter uma experiencia e não ter que pagar por isso?

Quer ter uma experiencia marcante em sua vida?

Quer ter uma experiencia e gerar um resultado muito melhor do o esperado?

Quer ter uma experiencia e sair com o desejo de fazer muito mais?

Experimente um trabalho voluntário, certamente você vai encontrar tudo isso e um pouco mais nele.

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.


+ zero