O TREINAMENTO E SEUS PRINCÍPIOS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de março de 2017 às 09:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao montar um treino, eu e todos os profissionais de Educação Física devemos seguir alguns princípios que vão nortear a prescrição do mesmo. São elementos fundamentais e que explicam por que não há receita de bolo. Portanto, pare de comparar seu treino com o do colega e entenda que, mesmo se os treinos forem iguais, os resultados serão diferentes.

1- PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA

Por sermos seres biologicamente diferentes, cada indivíduo responde de uma forma única ao mesmo estímulo. E isso é determinado por dois fatores, o genótipo (ligado a fatores herdados geneticamente) e o fenótipo (tudo que é adquirido ou aprendido com o tempo).

Ou seja, duas pessoas podem fazer o mesmo treino, mas cada uma vai reagir de forma biologicamente diferente.

2- PRINCÍPIO DA ADAPTAÇÃO

É necessário que o treino imponha um estresse suficiente para a quebra da homeostase (estado de equilíbrio) do organismo a fim de gerar uma adaptação positiva (uma melhora) nas condições físicas do aluno.  Para que haja essa adaptação, o descanso é fundamental pois é durante o repouso que ocorrem as transformações fisiológicas em nosso corpo.

3- PRINCÍPIO DA SOBRECARGA

Após se adaptar a um estímulo, é necessário aumentar o nível de estresse para que a homeostase seja quebrada novamente. Portanto, a sobrecarga do treinamento deve ser progressiva para provocar no organismo reações de adaptação que levem à aquisição ou melhoria de alguma característica física.

A sobrecarga pode ser alterada pelo volume ou pela intensidade do treino, sempre de forma inversamente proporcional entre si, o que leva alguns autores a citarem algo chamado Princípio da Interdependência Volume-Intensidade.

VOLUME – ligado a quantidade do treino (ex. frequência semanal, número de séries, distância percorrida);

INTENSIDADE – ligado a qualidade do treino (ex. intervalo de descanso, carga do exercício, velocidade da corrida).

4- PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

A atividade física deve ser realizada continuamente, sem interrupções, para que sejam desencadeadas as adaptações do organismo aos esforços do treinamento e a consequente melhora na aptidão física.

A interrupção de uma atividade pode levar o organismo aos níveis iniciais. Quanto maior o tempo de interrupção, mais prejuízos para a condição física.

Alguns autores, citam o Princípio da Reversibilidade, mas seu conceito é complementar a este apresentado, onde diz que os benefícios adquiridos podem ser perdidos após um período de inatividade.

5- PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE

Cada atividade ocasiona reações e adaptações específicas, portanto, este princípio diz que para buscar um determinado objetivo durante o treino, os exercícios devem ser específicos em sua forma e execução.

Ou seja, para ser nadador tem que aprender a nadar, para ser corredor tem que treinar corrida, e assim por diante.

6- PRINCÍPIO DA VARIABILIDADE

Diz que o treinamento deve sempre mudar suas características, afim de evitar a homeostase e cada vez mais sempre exigir maiores adaptações positivas do organismo.

Ao fazer sempre o mesmo treino, nosso organismo entra num chamado “estado estável” onde não há mudanças significativas nos aspectos físicos.

Estes foram os princípios básicos do treinamento. São essas orientações que ajudam profissionais como eu a montar um treino que atenda as necessidades e respeite as características de cada aluno. Por este motivo é que cada treino é individualizado, e não uma receita de bolo.

Espero que de agora em diante você não tente mais pegar aquele treino da internet ou do seu amigo, ok?

Se quiser saber mais sobre este assunto ou quiser tirar dúvidas, entre em contato por e-mail, visite meu blog e acesse minhas redes sociais YouTubeFacebook e Instagram). 

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes