O que você pode fazer para recuperar uma noite de sono mal dormida

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de março de 2020 às 22:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se você acordou agora, depois de uma noite mal dormida, veja o que pode ser feito para se recuperar bem

Apesar de nossos esforços, todos temos noites em que ficamos acordados até tarde demais, simplesmente não conseguimos dormir ou acordamos e não conseguimos voltar para a cama. 

Embora possamos estar inclinados a pegar um café expresso ou um lanche açucarado, há outras coisas para garantir que essa noite ruim não cause estragos no seu dia e seu descanso no futuro.

É importante reconhecer os perigos da privação do sono e lembrar que, mesmo com essas dicas, não há substituto para uma noite de sono de qualidade.

“Assim como um carro de corrida que precisa fazer uma parada para reabastecer e trocar pneus, nosso cérebro/corpo precisa do mesmo”, disse Eva Selhub.

“Sem dormir, todo sistema do nosso corpo entra em overdrive e acaba perdendo sua capacidade de funcionar da melhor maneira possível”.

Resista ao desejo de dormir.

Depois de uma noite virando de lado, pode ser tentador ficar na cama um pouco (ou muito) depois do normal. 

E enquanto descansar o suficiente é (obviamente) muito importante, também é importante manter uma rotina de sono para garantir que o sono do dia seguinte não seja prejudicado. O melhor é você manter sua agenda e acordar.

Cafeína para compensar

Para muitos de nós, uma xícara de café ou chá é como começamos todas as manhãs, independentemente de como dormimos. 

E se você se dedica um pouco mais uma manhã após uma noite de sono menos do que ideal, tudo bem – é quando essas noites menos do que ótimas ficam mais frequentes que você deve começar a ver  como pode melhor seu sono. 

“Se você tiver apenas uma noite de sono ruim, beber um pouco de cafeína para aumentar o dia não vai doer”, disse Selhub.

 “Mas lembre-se, a energia que você sente é falsa – é devido à cafeína e não ao tanque cheio.”

Mexa-se

Sentar-se no trabalho o dia todo sem fazer pausas prolongadas nunca é uma boa ideia, mas quando você está lutando para ficar alerta, pode ficar ainda mais difícil. 

“Faça uma caminhada moderada ao ar livre por 20 minutos”, sugere Selhub, “ou uma caminhada lenta e consciente, para que seja movimento e meditação”. 

A combinação do ar fresco, da luz solar natural e de um pouco de exercício deve lhe dar um impulso para superar a crise da tarde.

Tire uma rápida soneca

Segundo Selhub, uma das “melhores maneiras de aumentar sua energia se você não conseguir uma boa noite de sono é encontrar um horário durante o dia para tirar uma soneca de 20 minutos”. 

Essa opção é melhor do que tomar um café extra ou um pouco de açúcar, porque na verdade aumenta o seu “banco de sono”. 

Deixe passar muito mais do que 20 minutos, e você corre o risco de interromper o sono outra noite, descansando demais durante o dia.

Na próxima vez que você acordar sentindo que mal conseguiu dormir, tente essas práticas para manter a sonolência afastada. Com alguns truques simples, você voltará a dormir melhor rapidamente.


+ Cotidiano