O que pode estar fazendo você engordar!?

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 17 de janeiro de 2017 às 18:16
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Faço de tudo, mas não consigo emagrecer”; “Não sou de cometer exageros, mas tenho facilidade para engordar”… Você com certeza já ouviu uma dessas frases ou até se utilizou delas para justificar o jeans mais apertado. Mas já parou para refletir se está realmente engordando sem motivo?

Existem pequenos detalhes do nosso dia a dia que podem prejudicar (muito) os resultados da dieta. Para ajudá-la a identificar esses inimigos, que às vezes passam despercebidos, listei os principais hábitos que podem fazer você ganhar peso:

  • Não tomar café da manhã: ao contrário do que muitos pensam, jejuar não queima gordura, mas sim massa magra – ou seja, músculos. Sem energia, o corpo começa a queimar músculo para manter as suas funções vitais, além de desacelerar o metabolismo, o que provoca maior dificuldade em queimar calorias ao longo do dia.
  • Estresse: altos níveis de nervoso estão relacionados em diversos estudos a quadros de sobrepeso e obesidade. Ele influi de diversas maneiras em nosso comportamento e metabolismo, e pode estimular a compulsão alimentar – que por si só já é uma das grandes causadoras de obesidade –, além de elevar nossos níveis de cortisol, ao mesmo tempo em que reduz a testosterona. Resumindo: níveis muito altos de cortisol no organismo colaboram para a queima de massa magra, desacelerando o metabolismo.
  • Não praticar exercícios físicos: ser sedentário é uma das piores escolhas que uma pessoa pode fazer para a saúde física e emocional. Podemos chamar de atividade física regular aquela praticada pelo menos quatro vezes por semana por, no mínimo, 40 minutos.
  • Dormir pouco ou ter um sono ruim: pesquisas relacionam o sono a diversos fatores que interferem diretamente no nosso metabolismo, influenciando no sobrepeso, na obesidade, no diabetes e até nos níveis de estresse e cortisol em nosso corpo. Enquanto dormimos, por exemplo, produzimos um hormônio chamado melatonina – que, em quantidade insuficiente, pode gerar diversos males à saúde. Além disso, dormir mal deixa a pessoa cansada, desacelera o metabolismo e aumenta o estresse, fatores que podem colaborar para o acúmulo de gordura. É importante que você durma de seis a oito horas todos os dias e evite alimentos estimulantes, como café, chocolate e bebidas à base de cola ou guaraná até seis horas antes de dormir.

Procure um profissional qualificado para melhor adequar a sua alimentação a hábitos saudáveis!


Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.


+ zero