O que fazer para perder barriga em uma semana: dieta e exercícios físicos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de novembro de 2019 às 20:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mesmo sendo um período curto para eliminar toda a gordura, é possível perder peso e desinchar a barriga.

Uma boa estratégia para perder barriga rápido é correr durante 25 minutos todos os dias e fazer uma alimentação com poucas calorias, gorduras e açúcares para que o corpo gaste a gordura acumulada.

Mas além da corrida é importante fazer exercícios abdominais porque eles ajudam a fortalecer o abdômen, melhorando a aparência abdominal. 

Se você não gosta ou não consegue fazer abdominais conheça outros exercícios para definir a barriga sem fazer abdominais.

Apesar de uma semana ser um período muito curto para eliminar toda a gordura acumulada, é possível perder peso e desinchar a barriga. 

Exercícios para perder barriga em 1 semana

Um excelente exercício para perder barriga rapidamente é a corrida porque ela gasta uma maior quantidade de calorias num curto período de tempo, uma vez que em apenas 25 minutos de corrida são gastas pelo menos 300 calorias, por exemplo. 

Caso esteja começando a pratica da atividade física comece devagar e aos poucos vá aumentando gradativamente o tempo e a intensidade dos seus treinos.

Outros exercícios para completar o treino diário para perder barriga em 1 semana são os abdominais, que além de fortalecerem o CORE, diminuem a quantidade de gordura acumulada na região, ajudando a perder a barriga. 

Melhores exercícios para perder barriga

Os melhores exercícios para queimar gordura localizada são aqueles que gastam muita calorias em 1 hora de atividade, como os seguintes aeróbicos:

Tipo de exercício Calorias
Corrida 700
Aula de aeróbica 260
Andar de bicicleta 279
Pular corda 400
Caminhada rápida 315
Natação 368

Dieta para perder barriga em 1 semana

A alimentação para perder barriga em uma semana consiste em fornecer o máximo de nutrientes com o mínimo de calorias, gorduras e açúcares. Nesta dieta é recomendado:

  • Fazer 6 refeições por dia, comendo sempre de 3 em 3 horas;
  • Beber, no mínimo, 2 litros de água ou de chá verde por dia;
  • Comer uma salada diferente todos os dias e uma quantidade de carne, peixe ou frango que caiba na palma da sua mão;
  • Comer 2 frutas por dia, todos os dias, de preferência com menos açúcar;
  • Tomar 2 iogurtes com lactobacilos vivos por dia, como o Yakult, porque ele irá facilitar o trânsito intestinal, diminuindo a barriga;
  • Comer menos sal, optando por ervas aromáticas e temperando saladas com limão, por exemplo;
  • Tomar 1 xícara de chá de boldo meia hora antes do almoço e do jantar porque ele combate os gases e por isso desincha a barriga.

Confira o cardápio da da dieta para perder barriga:

Segunda-feira

Dica do dia: Beber 1,5 litros de chá verde sem açúcar. 

Café da manhã Almoço Lanches manhã/tarde Jantar
1 copo de iogurte natural com 1 colher de granola light e 1 maçã com casca 1 Bife de frango grelhado com 1 colher de arroz integral e salada de alface e tomate, polvilhado com 1 colher (sopa) de linhaça. 1 laranja com bagaço de sobremesa 1 copo de vitamina de bebida de soja ou leite desnatado com 1/2 mamão, sem açúcar. 1 prato de legumes cozidos em água e sal (cenoura, vagem e chuchu), regado com azeite, com 1 lata de atum em água.

Exercício do dia: Caminhar 30 minutos, pode ser na rua ou na esteira, e a seguir fazer 3 séries de 20 abdominais, como mostra a imagem a seguir, descansando entre 10 a 30 segundos entre cada série.

Terça-feira

Dica do dia: Beber 1,5 litros de chá de alcachofra sem açúcar

Café da manhã Almoço Lanches manhã/tarde Jantar
1 prato raso de mingau de aveia e 1 banana com chia 1 filet de peixe grelhado com 3 colheres de brócolis e cenoura cozida, polvilhado com 1 colher (sopa) de linhaça. 1 pera de sobremesa 1 copo de suco de cenoura com laranja e 1 colher de gérmen de trigo, com duas torradas integrais com 1 fatia de queijo branco. 1 prato de creme de legumes, temperado com sal, cebola e alho e um fio de azeite extra virgem.

Exercício do dia: Caminhar 40 minutos e apertar o passo após os 10 primeiros minutos e depois comece a diminuir o passo nos últimos 10 minutos. 

Quarta-feira

Dica do dia: Beber 1,5 L suco de maracujá sem açúcar

Café da manhã Almoço Lanches manhã/tarde Jantar
1 copo de café com leite e 1 pão integral com uma fatia de queijo branco. 1 coxa de frango grelhada ou cozida com salada de alface e rúcula e 1 colher de arroz, polvilhado com 1 colher (sopa) de linhaça. 1 tangerina de sobremesa Uma porção de granola light com 1 copo de suco de laranja sem açúcar 1 prato de salada de alface, pepino, tomate, ovo cozido com pedacinhos de abacaxi.

Exercício do dia: Caminhar 1 hora num ritmo acelerado, para aumentar a queima de calorias. Depois, faça o exercício abdominal oblíquo em 3 séries, durante 1 minuto em cada série, para fortalecer estes músculos e ajudar a definir esta região, afinando a cintura.

Quinta-feira

Dica do dia: Beber 1,5 L de chá verde com gengibre sem açúcar ou tome chá de gengibre.

Café da manhã Almoço Lanches manhã/tarde Jantar
Vitamina de 1/2 abacate com leite desnatado ou leite de aveia. 1 posta de peixe cozido com batata e couve, polvilhado com 1 colher (sopa) de linhaça. 1 fatia de melancia de sobremesa 1 taça de gelatina de morango misturada com 1 copo de iogurte natural com 1 colher de linhaça 1 prato de creme de cenoura, temperado com sal, cebola e alho e um fio de azeite extra virgem.

Exercício do dia: Caminhar rapidamente por 2 minutos e correr por mais 2 minutos, depois voltar a caminhar rápido por mais 2 minutos e assim por diante até completar 30 minutos. Quando terminar, fazer 3 séries de abdominais durante 1 minuto cada série:

Sexta-feira

Dica do dia: Beber 1,5 litros de chá de erva-doce sem açúcar

Café da manhã Almoço Lanches manhã/tarde Jantar
1 copo de suco de abacaxi ou laranja e um pão de sementes com manteiga Quinoa com cenoura cozida e 1 bife de frango ou de carne de vaca sem gordura. 1 laranja com bagaço de sobremesa 1 copo de vitamina feita com maçã e iogurte líquido de morango 1 prato de canja de galinha.

Exercício do dia: Correr por 30 minutos, usando um tênis que absorva bem o impacto para evitar lesões nas articulações, principalmente se estiver muito acima do peso.

No final da corrida faça o exercício a seguir durante o máximo de tempo que conseguir, descanse 30 segundos e volte a ficar o máximo de tempo que conseguir.

Sábado

Beber 1,5 L de água com algumas gotas de limão sem açúcar. 

Café da manhã Almoço Lanches manhã/tarde Jantar
Iogurte líquido com cereais integrais e 1 taça pequena de salada de frutas.

1 prato de salada de alface com rúcula, queijo e crouton, temperada com vinagre, polvilhado com 1 colher (sopa) de linhaça. 1 fatia de melão de sobremesa.

Bebida de amêndoa ou leite desnatado batido com 6 morangos e 2 torradas integrais. Creme de alho poró, regado com 1 fio de azeite extravirgem

Exercício do dia: Faça uma caminhada alternando entre 2 minutos de corrida, com 2 minutos de caminhada por meia hora, sendo que nos últimos 5 minutos, só caminhe para desacelerar o coração. 

No final, faça 3 séries de 1 minuto de abdominais laterais, descansando 10 a 30 segundos entre cada série:

Domingo

Beber 1,5 L de suco de abacaxi com hortelã sem açúcar

Café da manhã Almoço Lanches manhã/tarde Jantar

1 copo de suco de maracujá e um pão integral com queijo branco.

Omelete com salsinha, tomate e 1 colher (de sopa) de gergelim. 1 taça de lichias ou 1 maçã com casca de sobremesa 1 banana picada com um pouquinho de granola light. Salada de beringela, grão-de-bico, tomate, pimentão e cuscus.

Exercício do dia: Correr por 30 minutos e no final faça abdominais durante 5 minutos:


+ Saúde