O que é o metabolismo lento? Especialista indica alguns sinais de alerta

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de dezembro de 2019 às 14:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Será o metabolismo lento o grande culpado por muitas pessoas não conseguirem perder peso?

De acordo com o médico Avigdor Araddiretor do Physiolab no Hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, as pessoas tendem a chegar à conclusão de que têm um metabolismo lento, mas tal é na verdade raro.

“Na maioria dos casos, a incapacidade de emagrecer ou ficar em forma está mais relacionada à falta de sono, má alimentação ou falta de atividade física”, diz. 

Arad explica que o metabolismo é um processo complexo que se traduz na capacidade do corpo de produzir energia a partir de gordura, açúcar e proteína, e na forma com que armazena essa energia.

Normalmente, quando as pessoas falam sobre o seu metabolismo, referem-se à sua taxa metabólica, que se trata do número de calorias que o corpo queima num determinado período de tempo.

Taxa metabólica

A quantidade de calorias que o corpo queima num período de tempo, também conhecido como taxa metabólica, costuma ser categorizada como rápida ou lenta.

Uma taxa metabólica rápida significa que o o corpo processa eficientemente a energia, e uma lenta significa que algo impede o seu metabolismo de funcionar da forma mais competente possível.

Sinais de um metabolismo lento

Se alguém tem um metabolismo lento, pode ter sintomas como “ganho de peso, fadiga, pouca energia e dificuldade em completar tarefas simples”, esclarece o médico. 

“Pode ver alguns sinais físicos como pele seca, unhas quebradiças ou queda de cabelo. Pode sofrer de enxaquecas e pode ter desejos por açúcar, porque pensa que isso vai ajudá-lo a ficar desperto”, diz o médico.

Estes podem ser sinais de que o seu corpo não está processando a energia corretamente. “Pode ser que não seja capaz de digerir, decompor e absorver certos nutrientes vitais”, explica o médico.

Outros fatores que contribuem para um metabolismo lento são razões médicas, como hormônios desequilibrados e doenças da tiroide.

Se suspeita de que tem um metabolismo lento, a pessoa deve consultar um endocrinologista e considerar fazer um teste de taxa metabólica de repouso.

Todos temos uma taxa metabólica diferente baseada em variáveis como genética, atividade física e idade. Para determinar a sua com segurança, deverá ir a uma clínica especializada.

A partir deste teste, saberá se a sua taxa metabólica está de fato mais rápida ou mais lenta, dentro do espectro esperado para as suas condições.

Se os seus resultados indicarem que tem um metabolismo lento, existem maneiras de acelerá-lo. 

Dicas para aumentar o seu metabolismo

Arad recomenda principalmente comer menos açúcar, consumir mais proteínas e gorduras saudáveis e realizar treinos de força, como musculação.


+ Saúde