O que comer (e o que evitar) para aproveitar o Carnaval até o fim

Ficar muitas horas sem comer e ingerir bebidas alcóolicas não é uma boa combinação

Postado em: em Saúde

O Carnaval é sinônimo de folia, curtição, paquera e bebida. Mas nem sempre esta combinação dá certo. Horas embaixo do sol, excesso de bebida alcoólica e alimentos contaminados ou estragados podem acabar com os planos de muitos foliões.

Para não ter essa desagradável surpresa, você deve investir na boa alimentação e se hidratar sempre. "As pessoas costumam passar horas em blocos, festas ou nas praias e acabam pulando refeições", diz a nutricionista Fernanda Alves.

Segundo a nutricionista, ficar muitas horas sem comer e ingerir bebida alcoólica é uma má combinação, pois afeta o sistema imunológico. Assim como nas férias, a temporada de Carnaval aumenta o número de casos de intoxicação alimentar e desidratação.

Café da manhã reforçado

Como muitos bloquinhos e festas acontecem no horário do almoço, reforce o café da manhã com carboidratos, como pães e cereais, frutas, sucos naturais e proteínas. Se você sabe que vai ficar muito tempo fora de casa, leve algum lanche na bolsa.

O carboidrato vai te dar energia para curtir as festas. Segundo Alves, o folião pode optar por carboidratos como cereais, grãos, massas e pães.

Água, água e mais água

Hidratação é primordial durante a folia. E bebida alcoólica não hidrata ninguém -- muito pelo contrário, ela ajuda na desidratação. Por isso, não se esqueça de beber água, água de coco, suco natural ou até mesmo um picolé de frutas.

Se você pretende ingerir bebida alcoólica, coma algo antes. De preferência à uma refeição balanceada.

Vai comer na rua? Fique atento

Difícil resistir a um pastel ou dogão na rua, mas antes de se render a esses quitutes, preste atenção na higienização do local e na conservação dos alimentos. "Observe como a pessoa manipula o seu lanche e se tem algum sinal de deterioração", sugere a nutricionista. "Se você sentir cheiro, o sabor ou aspecto estranho, pare de comer imediatamente."

Outra dica é evitar comidas pesadas, como feijoada, e frituras para não se sentir mal. "Prefira alimentos assados ou lanches naturais", recomenda Alves.

Alimentos que estraguem com facilidade, como frutos do mar, frango e outras carnes, devem ser evitados se você não sabe a procedência do estabelecimento em que pretender comer.

Coma açaí

Além de ser um alimento saudável, ele hidrata e dá energia. Outras opções são cremes de frutas como o creme de cupuaçu, papaia e creme de pitaya.

Invista em alimentos com vitamina C

Nestes dias de folia, a sua imunidade pode baixar e você ficará mais suscetível à invasão de vírus e bactérias, além da fadiga. A vitamina C, presente na laranja, no caju, acerola, pimentão, mamão, no brócolis, entre outros, reforça seu sistema imunológico.

Como evitar a ressaca do dia seguinte

Para não ficar mal dia seguinte da bebedeira, o plano é agir durante ela. Segundo a nutricionista, a melhor maneira de não acordar mal no outro dia é intercalar a bebida alcoólica com água ou água de coco. "Se você tomar cerveja, por exemplo, a cada dois copos, beba um copo de água. Se você se hidratar bem, não terá ressaca", finaliza.


Artigos Relacionados