O frio de agosto: quando, onde e como vai esfriar no começo deste mês?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de agosto de 2019 às 23:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Intensa e grande massa de ar frio de origem polar avança sobre o Brasil – entre 1º e 05/08 dias serão gelados

Outra intensa e grande massa de ar frio de origem polar avança sobre a América do sul no começo deste mês de agosto, fazendo a temperatura baixar muito em vários estados brasileiros.

Esta nova massa de ar frio é um pouco menos intensa do que a onda de frio muito forte que passou pelo Brasil entre os dias 05 e 10 de julho.

A expectativa é de uma nova sequência de dias bastante gelados por todo o Sul do Brasil e em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, além de nova friagem em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

Diante da força desta nova massa de ar frio, é natural que surjam muitos questionamentos sobre a intensidade do frio sobre o Brasil e a comparação com a super onda de frio que passou pelo país entre 05 e 10 de julho. 

Quando vai esfriar?

A previsão é de que esta potente massa de ar frio passe sobre o Brasil entre os dias 1º e 5 de agosto. Os dias mais gelados devem ser 03 e 04 de agosto, quando o ar frio deve atuar com mais intensidade e maior abrangência sobre o país. A partir do dia 06, os efeitos do ar de origem polar diminuem bastante, inclusive sobre a Região Sul.

Onde vai esfriar?

Esta nova onda de frio vai atingir com força os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, o centro, oeste e sul de Mato Grosso, o centro-sul de Goiás, Rondônia, Acre, sul do Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, o Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira, região de Belo Horizonte/cidades históricas, o sul do Vale do Rio Doce e o centro-sul do Espírito Santo. 

As demais áreas do Centro-Oeste e do Sudeste vão sentir o ar frio de forma fraca.

Quais estados podem ter temperatura abaixo de 0°C?

Durante a passagem desta nova onda de frio, temperaturas abaixo de 0°C poderão ser observadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No Rio de Janeiro, a temperatura deve ficar negativa na parte mais elevada do Parque Nacional do Itatiaia.

Qual a menor temperatura que poderá ocorrer na passagem desta nova massa polar?

Em uma estimativa preliminar, as menores temperaturas durante a passagem desta forte onda de frio do começo de agosto de 2019 devem ficar entre -7°C e – 4°C. 

Na intensa onda de frio que passou pelo país entre 5 e 10 de julho de 2019, a menor temperatura medida por órgãos confiáveis foi de 9,2°C negativos na parte mais elevada da serra da Santa Catarina.

Onde e quando devem ocorrer as menores temperaturas no Brasil?

As menores temperaturas devem ser observadas na parte mais elevada das serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

As temperaturas mais baixas provavelmente vão ocorrer na madrugada do domingo, 4 de agosto.

Onde pode nevar?

Entre a tarde desta sexta-feira, 02 de agosto e a manhã do sábado, 03, há chance de nevar ( ou de outras precipitações sólidas de inverno) nas áreas da serra do Rio Grande do Sul e da serra e do Planalto de Sul de Santa Catarina. Mas não se pode descartar completamente a chance de nevar no planalto norte catarinense.  Há chance remota de alguma neve no sul do Paraná.

Onde e quando pode gear no Sudeste do Brasil?

Esta massa de ar frio tem potencial para provocar geada em algumas áreas da região Sudeste. 

Em São Paulo pode gear em algumas áreas próximas da divisa com o Paraná e na Mantiqueira no dia 04 de agosto. No dia 05, o sul deste estado e a Mantiqueira ainda ficam sujeitos a geada. No dia 06, a chance de geada diminui também na Mantiqueira. 

Em Minas Gerais, pode gear nos dias 04 e 05 de agosto em áreas do Sul de Minas. No dia 06, a chance de geada diminui também nas áreas mais elevadas da Mantiqueira.

Não há expectativa de geada para o Espírito Santo.


+ Tempo