O aquecimento do planeta no mundo do vinho

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 1 de março de 2018 às 09:11
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se você acredita em aquecimento do planeta, eu não sei, mas que o clima está mudando, não tenho dúvidas.

Mesmo o Mundo do Vinho sente esta mudança e tem que se adaptar a ela da melhor forma possível.

A parreira é uma planta muito resistente, segundo alguns especialistas , ela deve se adaptar a estas mudanças, mas isto demanda tempo. Ao contrario da parreira, as uvas são frágeis e são as primeiras a sentirem o sinal desta mudança… estranho uma planta forte e a sua fruta tão delicada, mas é isto mesmo.

Não precisam ficar assustados, provavelmente o vinho não vai desaparecer… mas aquele vinho preferido … vai mudar pelo menos um pouco.

Assim como os produtores vão ter que se adaptar a esta nova realidade, por exemplo já se colhe uva na França antes do que se colhia normalmente.

Quando o clima muda, com ele muda todo o conceito de Terroir, e este é um fator determinante para se elaborar bons vinhos.

Algumas bactérias nocivas podem aparecer e os “bons fungos” como a botrytis podem não conseguir agir da maneira certa… perderíamos grandes vinhos.

As noites mais quentes deixaram os vinhos com menos acidez, o que para muitos vinhos é uma grande perda… lugares onde se plantam vinhos brancos, serão indicados para vinhos tintos, colheitas serão melhores durante a noite para não fazer a uva sofrer.

Todas as mudanças que conseguimos prever e muuuitas que não se tem ideia já assustam os produtores e apreciadores desta bebida… o mapa do vinho será redesenhado, assim como os sabores e aromas.

É uma mudança lenta mas, pelo que parece, inevitável. O que podemos fazer é usar dos conhecimentos e técnicas para contornar e adaptar as plantas e produções.

E você,o que faz pelo seu mundo? O que acha de nos juntarmos para deixar este aquecimento o mais lento possível?

Seja consciente… pode começar nas pequenas coisas…
Separe o seu lixo reciclado, não pegue ou pegue poucas sacolinhas plásticas no supermercado,plante arvores ou cuide de um jardim, economize águe e energia.

Pronto…. já está melhorando o Planeta que você vive. Não é tão difícil assim… faça as contas, quantas sacolas plásticas chegam em sua casa por semana? Em compras ou alguma coisa que te levaram ou você buscou? Vamos dizer, por exemplo , que 10 sacolas… bem 10 vezes 52 semanas.. são 520 sacolinhas por ano. Quantos vizinhos você tem? E amigos? Multiplica por eles… Agora imagina isto tudo nos rios e mares… e isto foi só por um ano… e nem falei nas pessoas da sua cidade, do estado ou do país.

O que acha de chamar os amigos, abrir um vinho, e conversarem sobre aquecimento global e maneiras simples de ajudar o Planeta?

Com certeza, mesmo sem ser produtor, ou morar na França, Itália ou Portugal, você estará ajudando o Mundo do Vinho a passar por esta mudança mais devagar.

 


+ zero