Nutricionista dá dicas simples para você se preparar para o Carnaval

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de fevereiro de 2017 às 23:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Investir em uma alimentação equilibrada e cozinhar em casa ajudam a curtir a folia bem

O mês de fevereiro começa com a contagem regressiva para o feriado mais esperado do ano: o Carnaval. Com isso, a nutricionista Lara Natacci dá dicas para te ajudar a se preparar para curtir com mais energia e animação. Uma dica da profissional é não esquecer do consumo de frutas, legumes e verduras. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo de 400g por dia. É uma ótima forma de montar refeições equilibradas, refrescantes e ideais para o clima quente.

Outra dica, segundo Lara, é não abusar no uso do sal, para evitar a retenção de líquidos. Por isso, é importante provar a comida antes de adicionar mais do ingrediente durante o cozimento. Outra boa alternativa é usar caldos e temperos na diluição correta no preparo das refeições, sempre seguindo as instruções do rótulo.

Criar o hábito de preparar a própria refeição também é importante para manter o pique. Assim, fica mais fácil controlar a quantidade de sal adicionada em cada refeição, além de ser mais saudável e econômico. “Planejar a alimentação de todo o dia é outra dica que ajuda no processo, por isso, vale pensar em lanchinhos equilibrados, como frutas, castanhas, para ter sempre a mão na hora da fome”, reforça Lara.

Um bom exemplo de alimentação antes da folia seria uma refeição mais balanceada com em carboidratos complexos e moderada em gorduras. Uma massa integral com molhos “leves” com molho de tomates frescos seria uma alternativa. Um sanduíche com pão integral e queijo magro, complementado com folhas de alface e tomate também é uma boa opção.

Além dessas dicas importantes, a nutricionista não deixa de lembrar que manter-se hidratado é fundamental para curtir o Carnaval sem medo. Opte sempre por bebidas leves, como água, água de coco e sucos de frutas naturais.

No caso de consumo de bebidas alcoólicas, é importante não estar de estômago vazio, e também alternar com a ingestão de bebidas não alcoólicas (por exemplo, tomar uma dose e junto um copo grande de água). Isso mantém a hidratação e diminui o volume de ingestão da bebida alcoólica.