Número de mortes de motofretistas no estado de SP aumenta 54%

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de outubro de 2020 às 12:00
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 20:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre janeiro e agosto de 2019, 53 entregadores morreram no trânsito em 82 acidentes fatais

O número de mortes de motofretistas em acidentes de trânsito no estado de São Paulo aumentou 54% em 2020 em relação ao ano anterior. Na capital, o índice registrou crescimento de 45%.

De acordo com números disponibilizados pelo Detran, entre janeiro e agosto de 2019, 53 entregadores morreram no estado. No mesmo período deste ano, o número aumentou para 82.

Quando consideramos os acidentes com vítimas não fatais, o salto foi de 4.962 até agosto de 2019 para 6.975 em 2020.

Pandemia

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), a elevação das estatísticas coincide com o aumento de entregadores por motocicletas nas ruas.

Marcos Fermanian afirma que a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus fez com que a motocicleta se tornasse “fonte de renda para muitas pessoas que perderam o emprego ou tiveram seus ganhos reduzidos”.

No mês passado, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que “o serviço de delivery no estado de São Paulo sofreu, ao longo destes meses, um crescimento extraordinário”.

Mais motos nas ruas

Dados divulgados pela Abraciclo apontam um aumento no número de motocicletas na rua.

Embora a previsão seja de um recuo do setor em cerca de 15% ao fim do ano, o mês de setembro de 2020 registrou mais vendas de motos no país do que no mesmo período do ano passado, quando ainda não havia sinal algum da chegada de uma pandemia.

Para as concessionárias, as fábricas venderam 100.656 motocicletas em setembro, volume 4,4% superior na comparação com agosto deste ano (96.415 unidades) e 5,6% acima do mesmo mês do ano passado (95.282 motocicletas).

São Paulo foi o estado que registrou o maior número de emplacamentos em setembro, com 21.365 motocicletas. Minas Gerais, vice-líder do ranking, ficou bem atrás, com 7.885 unidades emplacadas.

Programa estadual

Em setembro deste ano, o governo de São Paulo anunciou o lançamento do programa “Motofretista Seguro“.

A proposta prevê a liberação de crédito de até R$ 8,1 mil aos entregadores para a compra de novas motocicletas, e de R$ 3 mil para a aquisição de equipamentos de segurança.

A expectativa do Detran.SP é a de que 25 mil pessoas se inscrevam no programa. Em um mês, 1,5 mil já se cadastraram. Para se registrar no site do programa, é preciso ter mais de 21 anos, exercer atividade remunerada e ter CNH regularizada.

O endereço para acessar e o programa e se inscrever é o https://www.motofretistaseguro.sp.gov.br/


+ Trânsito