Núcleo de luta olímpica em Franca recebe material do Governo Federal

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de maio de 2016 às 12:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O kit padrão da luta olímpica é composto por tapete oficial, boneco e “ossos”

​Várias crianças e adolescentes do Núcleo de Luta Olímpica de Franca serão beneficiadas com novos equipamentos. O município recebeu, neste sábado, 28 de maio, um kit padrão da luta olímpica composto por tapete oficial, boneco e “ossos” (espécie de boneco apenas com braços e pernas, para treinos no chão).

Além de Franca, outros municípios também foram beneficiados com os novos materiais financiados por meio de convênio de R$ 2,8 milhões firmados entre o Ministério dos Esportes e a Confederação da Modalidade.

A Federação Paulista de Luta Olímpica, a Associação e Comitê Olímpico Brasileiro avaliaram a região, com um grande potencial humano e contemplou a associação local. “Esse tapete oficial de luta olímpica vai ser um avanço muito grande da modalidade na cidade, há 10 anos que estamos realizando um trabalho de revelar talentos na região”, disse a professora Luzia de Souza​.

Outra decisão das entidades sobre os núcleos onde os tapetes foram instalados levou em conta a quantidade de praticantes e ainda cidades onde atletas da seleção brasileira têm alguma ligação. “Dois atletas que vão disputar as Olimpíadas, já treinaram em Franca, hoje eles competem por outras agremiações e se preparam no Rio de Janeiro para disputa dos Jogos”, finalizou a treinadora.

O projeto de estruturação da luta olímpica é inédito e se destina não apenas à seleção principal, mas também às equipes de base.

Com o tapete olímpico, as Federações estaduais têm mais facilidades para realizar seus eventos. Antes, as disputas eram improvisadas em tatames de judô ou de jiu-jítsu.

A estruturação da luta olímpica e de outras modalidades é parte do plano de legado dos Jogos Olímpicos de 2016. 


+ Esportes