Núcleo 1ª Viagem de Teatro em última apresentação do espetáculo “Protesto”

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de outubro de 2016 às 00:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Peça será encenada gratuitamente neste sábado, 1º de outubro, às 20h, na Casa da Cultura de Franca

Rogério Miranda aborda o racismo de forma poética, mas não menos contundente e real (Foto: Divulgação)

O Núcleo 1ª Viagem de Teatro encerra neste sábado, 1º de outubro, a 2ª temporada do espetáculo “Protesto (Outro Caminho) + (Caminhos Abertos)”.

Tratando de um tema atual e pungente, o racismo, esta é a última chance do público francano de vivenciar um espetáculo original, intenso e extremamente tocante.

Sob direção de Manuela Figueiredo Valongo, tem no elenco o ator Rogério Miranda, que numa apresentação solo, expõe suas inquietações acerca do tema racismo de maneira crua e poética, singela e brutal, escolhendo trilhar em meio a desigualdade e injustiças humanas, um outro caminho. Assim, toda expressão artística é em si uma forma poética de protestar, uma busca por exteriorizar algo que dentro do artista não para de pulsar. Que não para de grita e que nem a morte terá força para fazer calar.

A peça  “Protesto (Outro Caminho) + (Caminhos Abertos)” será apresentada neste sábado, 1º de outubro, na Casa da Cultura de Franca. O horário da sessão é às 20h e como a apresentação é gratuita e aberta ao público em geral, os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência no local.

Caminhos Abertos

O espetáculo também possui um momento de compartilhamento do público (Foto: Divulgação)

Caminhos Abertos é o momento de compartilhamento após o espetáculo, dirigido pela diretora e psicodramatista Manuela Figueiredo, no qual cada pessoa da plateia é convidada a entrar em contato com os sentimentos que foram mobilizados pelo espetáculo e compartilhá-los com todas as pessoas presentes. É o momento em que a voz que protesta não é mais a do ator, mas do espectador. É quando o público passa a ser o protagonista do próprio drama, mobilizado pelo espetáculo.

Assim, a partir desta troca genuína, busca-se construir uma resignificação do vivido no momento presente, permitindo que a obra cênica continue a reverberar e que todos ali presentes possam ter um espaço de diálogo, cooperação, compreensão e acolhimento.

Ficha Técnica

Atuação/Texto: Rogério Miranda/ Direção: Manuela Figueiredo Valongo / Fotografia: Camila Tomé e 3B Produções / Preparação Danças Urbanas: Lucas Lemos / Motion Design: Gabriel Terra / Preparação Dança-Afro Brasileira: Priscila De Col / Música: Rogério Miranda / Luz: Marcelo D Rocha e Núcleo1ªViagem / Figurino, cenário e Projeto Gráfico: Núcleo1ªViagem





+ Cultura