Novos mata-burros e manutenção melhoram as estradas rurais do município

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de agosto de 2017 às 19:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vias servem às comunidades rurais do Bom Jardim, Caetitu, Paiolzinho e ao sistema de captação da Sabesp

            A secretaria de Serviços e Meio Ambiente tem realizado manutenção constante nas estradas rurais do município de Franca. As ações fazem parte da estratégia do governo municipal em deixa-las seguras e com boa qualidade de rolamento, facilitando o transporte de estudantes e o escoamento da produção agrícola. A ação engloba também manutenção preventiva, visando deixar as estradas em bom estado para enfrentar o período de chuvas, no qual os serviços de reparo ficam limitados. 

            Esta semana, as obras se concentraram na estrada municipal existente no prolongamento da Avenida Coelho Netto, no bairro City Petrópolis, que dá acesso a um dos sistemas de captação de água da Sabesp. O local recebeu a instalação de um novo mata-burro, com estrutura de concreto e ferro, cujo modelo, conforme enfatizou a secretária de Serviços e Meio Ambiente Rosaura Garcia Zuccolo, oferece dois benefícios importantes: o primeiro, é a durabilidade bem maior em relação aos mata-burros de madeira, e o segundo, é a fácil manutenção. “Com o novo sistema, dois ou três homens, auxiliados por um caminhão munck ou máquina retro, podem fazer a remoção da estrutura, que é apoiada sobre colunas de concreto, e realizar a limpeza da vala”, afirma Zuccolo, dizendo também que a manutenção, já no novo sistema, foi feita nas últimas semanas em dispositivos de ferro colocados nas estradas nos primeiros meses do ano, resultando em economia de tempo, mão de obra e materiais.

            Mais de uma dezena de mata-burros de madeira já foram substituídos por dispositivos de ferro nas estradas rurais da região, envolvendo vias que servem às comunidades rurais do Bom Jardim, Caetitu, Paiolzinho e ao sistema de captação de águas da Sabesp, no Jardim Petrópolis. Nos próximos dias, a estrada ‘Nego Elói’, via rural que interliga Franca a Ibiraci, será contemplada com os novos mata-burros e manutenção preventiva.


+ Desenvolvimento