Novembro Azul: UBS's de Franca realizam prevenção ao câncer de próstata

Ações incluem palestras e distribuição de materiais educativo; campanha segue até o final do mês

Postado em: em Saúde

Depois das ações desencadeadas sábado último na praça central, com o dia ‘D’ da campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, nesse meio de semana diversas movimentações sobre o assunto foram organizadas em unidades municipais de saúde. Inicialmente com os pacientes e usuários do Ambulatório de Saúde Mental, na terça-feira, onde mais de 60 pessoas estiveram reunidas, acompanhando a palestra do médico urologista Domingos Cassis Neto, recebendo materiais ilustrativos e informações sobre os serviços e exames que podem ser feitos através da rede pública.

Nos dois últimos dias novas ações foram organizadas pelas equipes das Unidades Básicas da Estação, na Av. Santos Dumont e no Jardim Planalto, voltadas aos usuários e participantes dos grupos que se reúnem mensalmente. Na Estação, é o Hiper Dia, que envolve pessoas hipertensas que participam de exercícios e recebem orientações gerais de caráter preventivo. Nos dois locais as equipes próprias com base nos informes técnicos disponíveis, discorreram sobre a doença e importância do diagnóstico precoce para o tratamento com êxito.

A movimentação segue até o final do mês, um movimento mundial focado em reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.


Artigos Relacionados