Novembro Azul: homens devem dar atenção à saúde com periodicidade

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de novembro de 2017 às 12:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Casos de câncer de pele e próstata aumentam e são os que mais atingem a população masculina

A falta de cuidados com a saúde por parte dos homens parece ser quase uma questão cultural. Em virtude disse, cada vez mais campanhas são lançadas pela conscientização da realização exames de rotina de forma periódica.

A campanha Novembro Azul também é um alerta aos homens para o aumento da incidência do número de casos de câncer: de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, são estimados 61.200 novos casos com 13.722 número de mortes em decorrência da doença por ano. Um número realmente alarmante.

A importância da realização de exames preventivos, principalmente de próstata, não é para evitar a doença, mas para diagnosticá-la de forma precoce para que o tratamento a ser realizado seja feito de maneira mais eficaz, evitando o risco de morte para o paciente.

São dois tipos de exames que são realizados nos homens de maneira preventiva e de diagnóstico: o de toque transretal da próstata, com o qual é possível verificar o tanaho da glândula, superfície, contornos e principalmente a sua consistência – se possui nódulos ou não. Já pelo exame realizado com a coleta de uma amostra sanguínea, é possível verificar a dosagem de uma enzima produzida pela próstata e que se chama PSA. Porém o índice de falha no resultado do exame chega a 16%. Uma ultrassonografia também pode ser feita, porém o índice de erro chega a 40%. Pessoas com histórico familiar de câncer de próstata, mama e de cólon devem fazer o primeiro exame por volta dos 40 anos.

Outro exame importante para a saúde dos homens é a colonoscopia, que verifica por endoscopia todo o cólon e reto. O objetivo desse exame é diagnosticar e prevenir divertículos, pólipos (tumores benignos) e o câncer do intestino grosso.

Caso nenhuma alteração seja constatada nos primeiros exames, é preciso repeti-los a cada cinco anos de maneira preventiva.


+ Saúde