Novas técnicas fazem procura por remoção de tatuagem crescer em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de julho de 2017 às 17:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre os motivos principais para a remoção estão arrependimento, fim de relacionamento e preconceito

​O que até então era considerado para “a vida toda”, há alguns anos perdeu o status de “eterno”. E foi justamente prometendo ajudar quem se viu arrependido, com vontade de fazer um novo desenho ou por questões profissionais, que surgiu a remoção de tatuagem. Graças às novas técnicas, a procura pelo procedimento tem crescido de forma significativa no Brasil e Franca não fica atrás. “A procura é grande, pois muitas pessoas julgam que a tatuagem já não faz parte da realidade que elas vivem hoje, por isso acontece a  remoção”, observa o médico Danilo Boaventura, da Clínica Althaia.

Segundo ele, entre os motivos principais para a remoção estão arrependimento, fim de relacionamento, frustração com o resultado da tatuagem, aspiração a um novo trabalho, bullying e preconceito. A boa notícia é que qualquer tipo de tatuagem pode ser removido. “No entanto, antes de iniciar o processo de remoção é preciso uma avaliação minuciosa da pele”, pondera. Isto porque, há algumas contraindicações, como fototipo alto – pele negra -, predisposição a queloides, gravidez, pouca tolerância à dor – no momento do procedimento – e urgência para retirada da tatuagem, uma vez que serão feitas várias sessões – podendo durar meses até o fim da remoção.

Segundo o especialista, a forma mais eficiente para a retirada de tatuagens é pelo uso de laser

Analisado tudo isso, basta escolher a técnica. De acordo com Danilo, a forma mais eficiente para a retirada de tatuagens é pelo uso de laser. “O laser ND:YAG é uma tecnologia avançada: ele age disparando um feixe de luz com comprimento de onda específico (940 nm e 1440 nm) que, ao atingir a pele é absorvido pelos pigmentos, tanto pretos quanto coloridos, fragmentando-os e facilitando assim a fagocitação que, por consequência, resulta na absorção da tinta”, explica o médico, lembrando que na Clínica Althaia existem três equipamentos diferentes a fim de obter o melhor resultado. “Destes, dois equipamentos específicos para remoção da tatuagem e o laser Co2 Fracionado, utilizado em alguns casos para melhor cicatrização”, completa.

O tempo necessário

O processo é doloroso, pois o laser fragmenta os pigmentos na pele e possibilita o clareamento. “Os pacientes relatam que a remoção é mais dolorosa do que fazer uma tatuagem. Utilizamos anestésico tópico, medicação via oral, crioterapia, afim de proporcionar mais conforto para o paciente”, comenta Danilo. Porém, existem vários procedimentos, desde os mais agressivos, como um processo cirúrgico até processos menos agressivos, como o microagulhamento.

Segundo o médico Danilo Boaventura, da Clínica Althaia, a procura pela remoção de tatuagens tem aumentado

Em relação ao tempo médio para a finalização do processo, o médico diz depender de vários fatores como fototipo da pele, região da tatuagem, cicatrização, pigmento usado na tatuagem, profundidade do pigmento na pele, tolerância a dor, cuidados pós procedimento. “Considerando assim, um paciente que tolera bem a aplicação do laser e faz os cuidados necessários a home care, temos a variação de oito a 15 sessões com intervalo de 25 a 35 dias entre cada sessão”.

As sessões podem durar de 30 minutos a uma hora de duração, proporcional ao tamanho da tatuagem e tolerância do paciente à aplicação do laser. E a sessão de remoção de tatuagem custa a partir de R$ 240.

NO FOCO

Danilo Boaventura – Médico

CRM: 149639

Clínica Althaia

Telefones (16) 3720-5686 e 9.8115-5841 (WhatsApp)