​Nova sede do Fórum de Franca está há dois anos parada no Estado e no TJ

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de abril de 2017 às 05:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma área chegou a ser doada pela Prefeitura Municipal e teve início então um “jogo de empurra”

Pouco após a mudança do Fórum de Franca da antiga sede, na Avenida Ismael Alonso y Alonso, para o prédio atual, na Avenida Presidente Vargas, foi cogitada a construção de uma sede própria para o Poder Judiciário na cidade mas, até o momento, ficou só na intenção.

Uma área chegou a ser doada pela Prefeitura Municipal, mas teve início um “jogo de empurra” entre a Secretaria de Estado da Justiça e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo acerca do custeio da construção do prédio. 

A previsão é que isso ocorresse há dois anos.

O Fórum foi transferido provisoriamente para um prédio alugado por valor em torno de cem mil reais mensais, pagos pelo Tribunal de Justiça. 

Fora o aluguel pago pelo Ministério Público, que teria seu espaço no novo prédio, mas está instalado próximo ao Fórum, no antigo prédio da Algar Telecom.

O espaço doado pela Prefeitura Municipal é um área de 31 mil metros quadrados em local nobre e espaço suficiente para projetar um fórum que atenda à cidade nas próximas décadas.

​O Governo do Estado de São Paulo recebeu a doação e, por meio da Secretaria de Justiça, anunciou que abriria licitação para a construção para um novo fórum desde 2015, mas até o momento o processo não avançou.

Na ocasião, o secretário disse que faria os estudos necessários para levar adiante a iniciativa. 

Mas até agora nem Tribunal de Justiça e nem Secretaria de Justiça abriram os cofres. Ambos têm o Fórum de Franca como prioritário, porém, fica só no discurso.

“A morosidade desta definição causa enorme prejuízo aos cofres públicos do Estado de São Paulo, além do que a cidade de Franca fica com um espaço improvisado, de custo altíssimo e que não tem condições de atender a população francana de forma digna”, disse o vereador Pastor Otávio (PTB), que fez requerimento ao prefeito Gilson de Souza (DEM) solicitando sua ação junto ao governo estadual e ao TJ para tentar resolver a situação.

Outro lado

Desde que o Forum passou a atender na Avenida Presidente Vargas, tanto funcionários como juizes, promotores e advogados dizem que o local é amplo e oferece muito mais comodidade que o antigo local.

Informações não oficiais, mas que são dignas de crédito, dizem que especialistas do Tribunal de Justiça estiveram em Franca e consideram a área do atual Forum como uma das melhores do Estado, tanto em espaço como em facilidade.

Diante disso, é possível que, diante do custo de manutenção e do custo de construção, o Forum permaneça muitos anos no mesmo local.


+ Cotidiano