​Notícias falsas na Internet

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de janeiro de 2017 às 14:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vez ou outra estou alertando amigos (via mensagem privada) sobre algum compartilhamento duvidoso ou da propagação de notícias falsas em seus perfis. Já escrevi artigos sobre isso, dei entrevistas e vez ou outra faço postagens nas minhas redes sociais.

Talvez porque sou jornalista, mesmo que a notícia pareça real, alguns detalhes que não estão presentes na reportagem me deixam com o pé atrás e lá vou eu fazer uma pesquisa rápida para checar a veracidade.

Infelizmente, nesse território livre há quem abuse e use dessa liberdade para promover calúnias e boatarias. É muita informação equivocada. Muitas plantadas por má fé e outras por pura trolagem. Até jornalistas caem em alguns hoax, que nada mais é do que um embuste é uma tentativa de enganar um grupo de pessoas, fazendo-as acreditar que algo falso é real.

Fantástico: reportagem sobre Notícias Falsas

Temos a impressão que essas falsas notícias ou boatos que são lançados nas redes sociais são passíveis de passar em branco. Ledo engano. Há muita gente sendo processada, só que isso acaba não sendo divulgado com muita frequência, afinal, quem está passando por isso prefere, nessa hora, claro, ficar longe dos holofotes.

O Fantástico, da Globo, fez nesse domingo uma extensa reportagem alertando sobre notícias falsas divulgadas na internet e que estão se tornando um problema mundial. Aliás, você sabia que ao compartilhar uma notícia falsa que está difamando alguém pode gerar processado criminal? Clique aqui para ver a reportagem.

Como desconfiar de uma notícia?

Não é muito difícil verificar que tal notícia é fake (falsa). Veja alguns cuidados que você deve tomar.

1) Fique esperto e evite compartilhar e-mails com expressões “URGENTE” e “LEIA ESTA MENSAGEM”

2) Nas redes sociais, é comum o compartilhamento de fotos e notícias que provoquem comoção, nojo ou indignação (principalmente relacionadas a políticos). Procure fazer uma pesquisa no Google para saber se há mais sites sérios falando sobre o assunto. Se não tiver, duvide e evite compartilhar.

3) Há sites especializados em desmistificar, desmentir e averiguar notícias de caráter duvidoso. Faça uma busca neles para verificar o que já foi checado. Confira esses dois: E-farsas e Boatos.org


+ zero