Not a Perfum

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 3 de maio de 2017 às 23:33
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se você é fã da designer de moda Nina Ricci e de seus perfumes, talvez possa se interessar pela linha de fragrâncias de seu neto perfumista Romano Ricci: Juliette Has a Gun. O nome Juliette é em homenagem à Shakespeare e uma de suas personagens mais famosas, já a expressão “está armada”, tem um significado bem contemporâneo, como se ela estivesse mais empoderada só que romântica como antes. A marca possui várias fragrâncias, mas a mais curiosa se chama: Not a Perfume. Lançado em 2010, e que se auto denomina não ser um perfume.

Talvez por definição realmente não seja, porque teoricamente um perfume é uma mistura de aromas que quando juntas formam uma outra. Porém não é o caso desse produto, ele é composto por apenas uma curiosa nota. Já mencionei aqui sobre o âmbar, e naturalmente de onde ele vem, mas que nos dias de hoje ele é feito sinteticamente. E essa fragrância é feita exatamente de um âmbar, o Ambergris, âmbar cinzento, também chamado de cetalox ou ambroxan.

Na verdade esse tipo de nota é extremamente rara e elegante, e não se sabe ao certo exatamente de onde ela vem, mas acredita-se que quando as baleias cachalotes ficam com o estômago irritado com alguma coisa que comeram, elas cobrem isso com uma substância gordurosa e cospem. E essa substância é chamada de âmbar cinzento. Sua forma natural é muito difícil de ser obtida e custa dezenas de milhares de dólares, e claro, se tornou ilegal há muito tempo. Mas sua versão sintética já não é tão difícil de ser encontrada.

Para um perfume que diz não ser um perfume, ele realmente cheira como um perfume na minha opinião. E tem um cheiro delicioso! Amadeirado, quente, suave, sem ser condimentado e com um leve toque de talco. Não possui nenhum toque floral. Uma fragrância sofisticada e sutil com uma fixação maravilhosa. O frasco é neutro e chamativo. Se não é um perfume, também não é vômito de baleia, e realmente vale a pena experimentar!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero