Nhoque de espinafre com passata caseira de tomate reúne sabores marcantes

Essa receita na versão batata + espinafre é especialmente deliciosa e vai valer a pena na primeira garfada

Postado em: em Gastronomia

N​hoque é uma daquelas receitas cheias de amor… você põe a mão na massa, vai adicionando carinho, tem o cuidado de tentar cortar todos os pedaços do mesmo tamanho e fica ali na beira do fogão esperando seus nhoquinhos boiarem na água fervente avisando que estão prontos. 

Essa receita na versão batata + espinafre é especialmente deliciosa e por mais que dê um trabalhinho, vai valer a pena logo na primeira garfada. A passata de tomate é outro caso de amor!

E pensando por aqui, acho que o maior segredo dessas receitinhas é a reconexão com o prazer por cozinhar, é estabelecer uma relação mais profunda com cada ingrediente o que resulta numa comida que conforta a alma e acalenta o coração de pessoas queridas.

Nhoque de espinafre com passata caseira de tomate

Ingredientes

Nhoque

  • 1 kg e meio de batata cozida
  • 1 xícara de espinafre cozido
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão
  • 1 xícara de farinha + uma quantidade para trabalhar a massa, que pode variar de acordo com a sua massa.
  • sal e pimenta do reino a gosto

Passata

  • 2 kg de tomate italiano
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • azeite, pimenta do reino e sal a gosto
  • manjericão para finalizar

Instruções

Nhoque

  1. Comece amassando bem as batatas (de preferência ainda quentes) até ficar bem lisinha. Com a ajuda de um mixer (ou liquidificador) bata os ovos e o espinafre, só para misturar bem.
  2. Junte os ovos com espinafre com as batatas, o queijo, o sal e a pimenta e misture bem.
  3. Adicione 1 xícara de farinha e leve sua massa para uma bancada polvilhada com bastante farinha. O segredo aqui é ir deixando a mão sem massa grudada e com farinha, para ser mais fácil de trabalhar a massa.
  4. Depois de cortados, deixe-os secar por no mínimo 1h. Caso tenha semolina na sua casa, você pode passar sua massa na mesma, deixando uma camada bem fina da farinha.
  5. Você pode cozinhar na hora, em água fervendo até que boiem, ou congelar. Por aqui duram umas 2 semanas.

Passata

  1. Para começar, faça um corte em formato de X na parte de baixo de 1,5 kg de tomates. O restante dos tomates, corte em cubinhos e reserve.
  2. Leve para cozinhar em água fervente temperada com um pouquinho de sal. Nesse momento os tomates devem cozinhar mesmo, o que levará mais ou menos 15 minutos. Ele precisa ficar bem macio.
  3. Passe os tomates cozidos por um passador de verduras ou use uma peneira grande para retirar todo o suco, descartando as sementes e cascas.
  4. Em uma panela, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Quando a cebola estiver bem macia, adicione o molho dos tomates. Acerte o sal e a pimenta e deixe reduzir em fogo baixo.
  5. Adicione então os tomates cortados em cubos e deixe descansar alguns minutos antes de servir. Adicione o manjericão somente na hora de servir.

Artigos Relacionados