Netflix poupará mais dados móveis em smartphones Android e será mais rápida

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2020 às 12:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A partir de agora, a plataforma irá transmitir os vídeos no Android usando o codec AV1

Boas notícias para quem tem um smartphone Android com a app Netflix instalada para ver os seus filmes e séries preferidos.

A plataforma anunciou que a partir de agora os vídeos Netflix usam o codec AV1 no Android, o que os torna mais leves e permite um streaming mais rápido, poupando dados.

Quem tem um smartphone valoriza muito a rapidez, tendo atenção também ao consumo de dados de cada uma das aplicações.

A app Netflix já conta com mais de 500.000.000 downloads para Android e agora anunciou novidades que vão agradar, e muito, aos utilizadores deste Sistema Operativo móvel.

Netflix no Android vai ser mais rápida e gastar menos dados

A plataforma anunciou ontem que a partir de agora irá transmitir os vídeos no Android usando o codec AV1. 

Este codec foi lançado em 2018 e irá substituir, assim, o codec VP9, usado até agora. Face ao codec Vp9, o codec AV1 oferece uma melhoria de 20% na eficiência da compactação, isto é, deixará o streaming de vídeo 20% mais rápido.

Desta forma, quando o smartphone Android estiver em zonas de rede mais fraca, o streaming será agora mais rápido uma vez que utiliza menos recursos. 

Esta é uma vantagem também para quem usa os dados móveis, pois com o codec AV1, os vídeos irão agora consumir menos dados.

Inicialmente apenas os vídeos mais recentes virão com o codec integrado, mas espera-se que o processo nos restantes vídeos seja gradual, mas célere.

 Por enquanto a alteração abrange somente os smartphones com Android, mas o objetivo da Netflix é lançar em breve o codec AV1 para todos os outros sistemas.

Para usufruir deste recurso, deve abrir a app Netflix > Mais > Definições da Aplicação > Utilização de Dados Móveis > Selecionar a opção “Economizar dados”.

O codec AV1 foi desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOMedia),fundada pela Netflix, Google, Intel, Cisco, Amazon, Mozillla e Microsoft.

*PPLWare


+ Tecnologia