Neste inverno, Estado de SP solicita doações para a Campanha do Agasalho

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de junho de 2018 às 07:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Peças arrecadadas nos postos de coleta serão distribuídas às entidades assistenciais, hospitais e albergues

​Toda doação representa um ato de solidariedade e empatia ao próximo. Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo esteve empenhado nos últimos anos em incentivar cada vez mais o cidadão a praticar gestos que, na maioria das vezes, são mais simples do que parecem.

Desde o último dia 23 de março, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) está com a Campanha do Agasalho 2018, que neste ano fechou parceria com a Turma da Mônica. Mais do que doar roupas e cobertores, a ação tem um papel fundamental de conscientização do público para que ajudem famílias carentes a se protegerem do frio.

“Qualquer pessoa de boa vontade e que acredite na solidariedade pode participar. A grande diferença deste ano é a parceria com a Turma da Mônica, que também vai incentivar a participação das crianças”, afirma a presidente do Fussesp e primeira-dama do Estado, professora Lúcia França.

Como participar

Estabelecimentos que desejam se tornar um posto de arrecadação devem preencher um formulário no site da Campanha. Com o cadastro feito, o material de divulgação (caixas e cartazes) deverá ser retirado no depósito do Fundo Social, localizado no Jaguaré, na zona Oeste da capital.

Apesar da iniciativa acontecer durante os períodos mais frios, o órgão recebe doações durante todo o ano em seu depósito. As peças arrecadadas são destinadas às entidades assistenciais, hospitais e albergues cadastrados no Fundo Social em todo Estado.

Segundo França, antes de fazer a doação, as pessoas devem certificar de que ela está em bom estado para ser repassada a outro. “Olhe para sua roupa e pense: eu usaria? Se sim, ela pode doar e é essa mesmo que vamos mandar para as entidades”, completa.

Vale lembrar que as 71 unidades fixas do Poupatempo também estão recebendo doações para a Campanha. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site do programa e também no aplicativo de celular ‘SP Serviços’.

No ano passado, mais de 8 milhões de peças foram arrecadadas pela ação e distribuídas para 258 municípios e 281 entidades sociais que solicitaram a doação ao Fundo Social.

O município de Lençóis Paulista, localizado na região de Bauru, foi um dos destaques na Campanha. Só neste ano, o Fundo Social da cidade conseguiu aumentar em 70% o número de arrecadações, com mais 20 mil peças que já beneficiaram 581 famílias.

De acordo com a vice-prefeita e presidente do Fundo, Cíntia Duarte, essa conquista foi graças à boa divulgação da iniciativa e atitude solidária da população.

“Fizemos o contato com escolas, empresas, comércios e outros pontos estratégicos para espalhar as caixas da Campanha. Depois de 40 dias recolhemos e observamos grandes doações”, conta. Ainda, segundo ela, o município também promoveu eventos que ajudaram nas arrecadações, como shows e peças de teatro.


+ Cotidiano