​Nenhum município da região usou Programa de Apoio Tecnológico em 2016

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de janeiro de 2017 às 10:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Municípios da região enfrentam problemas estruturais e não se mobilizam em buscar saídas

O Prefeito de Franca, Gilson de Souza (DEM), que também acaba de ser eleito em um tumultuado pleito para a nova diretoria do Comam – Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana tem pela frente duas oportunidades: colocar em prática seu já surrado discurso de “planejamento estratégico regional” e tirar do marasmo o consórcio de cidades, cuja finalidade muitos novos prefeitos ainda tentam entender.

Um exemplo em que Gilson de Souza pode atuar é o Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), iniciativa que financia serviços especializados que empregam a capacitação técnica do IPT na resolução de problemas técnicos em municípios de pequeno e médio porte sem recursos e/ou capacitação funcional.

Com resultado pífio para um estado que tem 645 municípios, o Programa atendeu a apenas oito cidades paulistas no ano passado.  O Comam de Franca agrega 29 cidades das linhas da Anhanguera e Cândido Portinari. 

Os projetos envolvendo a caracterização do meio físico e biótico do programa do IPT responderam por 75 % dos atendimentos do Patem, como cartas geotécnicas, áreas de risco, aterro sanitário e recuperação de áreas de proteção permanente, enquanto os demais 25% corresponderam a atendimentos relativos a atividades econômicas, como mineração e cerâmica.

Com um orçamento de R$ 1,85 milhão, foram atendidas as cidades de Arujá, Conchas, Cunha, Lençóis Paulista, Limeira, Praia Grande, Sarapuí e Sete Barras, como se vê, nenhuma da região de Franca ou mesmo de Ribeirão Preto.

Vale ressaltar que o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas mantém um escritório em Franca, que funciona na Avenida Wilson Bego, 300 – Distrito Industrial “Antônio Della Torre”, mas que a grosso modo não tem nenhuma parceria efetiva com a Prefeitura de Franca. 

Para 2017, o orçamento aprovado do Patem é de R$ 2,29 milhões e problemas técnicos de pequenas e médias cidades da região de Franca que poderiam ser resolvidos pelo Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios, não são poucos. 

Basta que os prefeitos – e o próprio colegiado do Comam – saíam de sua zona de conforto e realmente busquem saídas tecnológicas rápidas e eficientes. 


+ Tecnologia