Neblina deixa visibilidade dos motoristas limitada e desperta alerta em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de março de 2018 às 08:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neblina espessa exige mais cuidados dos motoristas e motociclistas para evitar acidentes na cidade

​Uma espessa neblina tomou conta de Franca desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira em todas as regiões da cidade. O fenômeno natural limita a visão de motoristas e motociclistas, que devem redobrar o cuidado na hora de dirigir, o mesmo valendo para pedestres ao atravessar as vias.

Apesar da neblina, não há sinal de chuva e a temperatura se manteve em alta, a exemplo do fim de semana, acima dos 21 graus logo no início da manhã. A previsão do tempo alerta para a possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde.

O que é?

A neblina é a condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida. O ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense. Ao contrário da fumaça, a neblina não é tóxica.

Em regiões muito úmidas e frias, quando a água evaporada choca-se com o frio pode condensar-se, isto é, formar pequenas gotículas. Mas nem todo esse ar condensa-se, grande parte transforma-se em nuvens logo quando evaporam. Essa grande parte de nuvem acumula-se e aumenta, formando a neblina, que ocorre mais em lugares com maior altitude, locais onde as nuvens predominam, como La PazQuito e outras. Geralmente, a neblina deixa a umidade ao redor de 100%, devido às gotículas das nuvens, que condensam.


+ Cotidiano