Natal Solidário da Unifran acontece em parceria com a Secretaria de Ação Social

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 3 de dezembro de 2020 às 08:03
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 10:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Serão arrecadados alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, máscaras e álcool em gel

A ação é uma realização da reitoria, recursos humanos, Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde e do Laboratório de Pesquisa Proteção e Inclusão Social da Instituição

Universidade de Franca – UNIFRAN, instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, realiza nos dias 03, 09 e 10 de dezembro, o Natal Solidário da Unifran 2020, que visa atender mais de 140 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Interessados em ajudar poderão realizar doações em Drive Thru disponibilizados no Poliesportivo da cidade e na UNIFRAN.

A ação é uma realização da reitoria, recursos humanos, Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde e do Laboratório de Pesquisa Proteção e Inclusão Social da Instituição (LabProsocial).

Além disso, toda a programação foi desenvolvida em parceria com os supermercados da região, o Centro Poliesportivo, Sebrae e Acif, entidades que articulam com empresários e comércio o complemento das doações e, ainda, a Secretaria de Ação Social de Franca, que realiza o mapeamento da pobreza no Município para concessão de benefícios e serviços sócio-assistenciais, no âmbito do governo municipal, estadual e federal, e que deverá direcionar as doações, para quem realmente precisa.

Doação de alimentos não perecíveis

As arrecadações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, máscaras e álcool em gel acontecem nos dias 03 e 09 de dezembro:

– Dia 03 de dezembro Drive Thru disponível no Poliesportivo – das 9h às 11h e das 17h30 às 19h30

– Dia 09 de dezembro Drive Thru disponível na UNIFRAN (entrada pela Guarita e posto de entrega em frente ao estacionamento do Bl. Azul.) –  das 9h às 12h.

Entre os principais alimentos que podem ser doados como fonte de proteína e valor energético, além os itens não perecíveis, estão: ovos, leite de caixinha, lentilha, soja, grão de bico, sardinha enlatada; bolacha doce, sem recheio, milho de pipoca, amendoim, sem sal, aveia em flocos.

MORADORES DE RUA

No dia 10, serão distribuídos lanches natalinos às pessoas em situação de rua, em local indicado pelo Centro Pop, órgão ligado à Secretaria de Ação Social.

Segundo a professora Drª. Regina Celia de Souza Beretta, uma das coordenadoras da Campanha, a ideia surgiu como uma preocupação social de conectar o ambiente universitário (alunos, colaboradores e docentes) com a realidade social de indivíduos e famílias que vivem a insegurança alimentar.

“Enquanto Instituição de ensino, pensamos em materializar a discussão teórica, em práticas que possam romper os muros acadêmicos, chamando a atenção de todos, para a urgente necessidade de enfrentarmos a fome e a miserabilidade social, especialmente neste momento de crise sanitária e financeira”. Nessa ação, vamos atender especificamente famílias em situações de vulnerabilidade e risco social, bem como pessoas em situação de rua, cadastradas junto à Secretaria de Ação Social. Com certeza essa iniciativa vai unir as instituições e entidades do Município e contribuir para um Natal mais solidário”, avalia.

Programação completa:

  • 01 e 02 de dezembro – Abertura oficial da campanha com divulgação e distribuição de folhetos informativos no Poliesportivo
  • 03 de dezembro – Drive Thru no Centro Poliesportivo
  • Horário: das 9h às 11h e das 17h30 às 19h30
  • 09 de dezembro – Drive Thru UNIFRAN (entrada pela Guarita e posto de entrega em frente ao estacionamento do Bloco Azul).

Horário: das 9h às 12h

10 de dezembro – Doação de Lanche Natalino aos moradores de rua por meio do Centro Pop. Entrega oficial dos materiais arrecadados à Secretaria de Ação Social.


+ Filantropia