Natal está se aproximando e é possível inovar e economizar na decoração

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de novembro de 2016 às 11:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para quem ainda não enfeitou a casa, docente do Senac Franca dá dicas de como reaproveitar materiais

Árvore de Natal criativa, feita com garrafas

A época é de muito encanto e magia. É Natal, tempo de comemorar. E a festa já começa em novembro, quando comércios e residências iniciam as decorações temáticas. Entretanto, com o instável cenário econômico do país, a palavra da vez é criatividade, e quem dá dicas para economizar com os enfeites é Silvia Bartocci, arquiteta e docente do Senac Franca.

Guirlanda feita com rolos de papel higiênico

“Para fazer uma decoração natalina diferente, basta ter criatividade e disposição. A grande jogada é reutilizar materiais que estejam em desuso e dar uma nova função”, afirma Silvia. Que tal fazer uma árvore de Natal de galho seco? Ou improvisar com uma escada esquecida no quintal?

Bonecos de Neve com Colheres de Plástico

Pois bem, a docente do Senac mostra que é possível reaproveitar materiais simples e não perder a curtição do período. Quer aprender? Vamos lá. Para confeccionar uma árvore de Natal com a escada, a primeira tarefa é pintá-la, uma cor indicada é verde. “Aplique duas ou três camadas, para que a cor fique mais intensa. Depois, com a tinta já seca, abra a escada e amarre em sua volta um pedaço de fio resistente, ou arame fino e fácil de manejar. Isso servirá para pendurar os enfeites”, explica a arquiteta.

Decoração de Natal com Garrafas de Vidro

Com a escada pintada e pronta para ser enfeitada, coloque as luzes (pisca-pisca) nas laterais. Feito isso, hora de usar a imaginação. Silvia orienta: “Enfeite com bolas coloridas, acessórios do ano anterior e tudo mais que harmonizar entre si! Não se esqueça de colocar uma estrela ou um cometa cintilante na ponta, que é marca registrada das árvores de Natal”.

Papai Noel com CD Velho

A docente garante que usar a criatividade irá proporcionar uma diversão extra para toda a família na hora da decoração. “Garrafas, revistas, rolhas, latas de alimentos, palitos de sorvetes, tudo isso e muito mais pode ser transformado, por exemplo, em guirlanda e porta-guardanapo. Há várias dicas legais e fáceis disponíveis para consulta em revistas, jornais e sites”, diz.

Para ter um Natal econômico e renovado, basta não ter preguiça. E aí, qual será sua decoração?