​Não seja refém de seus sentimentos, mas SENHOR

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de setembro de 2017 às 09:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Todas as emoções são úteis e se forem bem empregadas podem trazer benefícios.

Já percebeu o quanto reagimos emocionalmente de uma forma, digamos, inadequada e gostaríamos de agir de forma diferente? Isso se aplica a várias situações: desde ao tentar resolver um impasse ocorrido no trânsito ou em momentos de estresse no trabalho ou no ambiente familiar.

A verdade é que os conflitos internos fazem parte da nossa vida e são usualmente descritos como a luta entre a razão e a emoção. E emoções e razões, quando se antagonizam, geram confusão.

O aposto Paulo, discípulo de Jesus, disse: “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo”. Romanos 7:18,19

É simples notarmos isso no nosso dia-a-dia. Uma fechada no trânsito pode gerar até morte. Uma mulher ou homem ciumento também gera consequências terríveis. Um simples desentendimento na escola se torna uma briga violenta fora dos portões educacionais.

Todas as emoções são úteis, cada uma delas atende a um propósito distinto e se forem bem empregadas são molas propulsoras para realização e, portanto, podem trazer benefícios para os seres humanos.

O problema é quando você se torna refém delas e isso te paralisa (por medo e insegurança) ou te leva a tomar decisões precipitadas e violentas.

Domínio próprio

Há um provérbio bíblico que diz: “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”. [Provérbios 16:32]

Um outro versículo que nos enche de esperança é o que está na segunda carta segundo escreveu Pedro, que diz: “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.” [2 Pedro 1:5-7]

E por fim, e não menos importante, é bom lembrar que DOMÍNIO PRÓPRIO é um FRUTO DO ESPÍRITO: Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. [Gálatas 5:22-23]

Dica para a vida

As pessoas podem dizer o que quiserem sobre mim (é um direito constitucional, com ônus e bônus judiciais)

Mas eu só me ofendo quando eu concordo com elas (elas certas ou não).

E só revidarei (atacarei) se deixar o veneno tomar as entranhas.

Não devemos ser refém das nossas emoções e sim senhores.

E outra coisa: vá viver a vida, que é muito preciosa (e curta) ao invés de se ofender com babacas (Ops! Ofendi alguém – dá bola pra mim não :P)


+ zero