NA SUA GUITARRA OU NO SEU VARAL, USE APENAS CORDAS PARDAL!

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2016 às 10:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na falta de palavra melhor, vou começar com “antigamente”. Coisa de gente que já viveu um tanto bom

     Antigamente, a gente ia para os bailes na A.E.C. no centro e, encostados no palco, tentávamos descobrir os macetes e os equipamentos que o pessoal da época usava.

Os conjuntos de Franca, lá no final dos 60’s e durante os 70’s, tocavam com amplificadores Giannini Tremendão, True Reverb, Thunder Sound e guitarras e baixos nacionais, muitas vezes instrumentos caseiros, além de órgãos eletrônicos Diatron, Novatron, Caribean e outros. As “caixas de voz”, como a gente chamava na época, eram A-100 ou A-200, também da Giannini, que consistia em um rack com pré-misturador e uma potência valvulada com cinco ou oito canais dependendo do modelo e duas caixas de som, uma de cada lado do palco, penduradas em pedestais. Quem tivesse uma câmara de eco Binson, de fita, era rei, tipo Laércio da Franca.

     Faço até uma sugestão para o meu amigo Beny Chagas, ele que foi crooner de conjuntos de baile, a fazer um artigo relembrando os grupos da época, como o Anchieta e Seus Big Boys, Superpanorâmico, Milionários, e outros.

     Não existia nenhuma fonte de informação, quem quisesse aprender tinha que ser na marra. Cordas, só aquelas de aço com um feltrinho colorido atrás, Canário, para o violão, ou então cordas de nylon sem durabilidade nenhuma. Para guitarra, tinha aquela, sem medidas precisas, sem opções.

   As coisas foram melhorando e os bailes com Placa Luminosa, Casa das Máquinas, Banda do Brejo, Edinho e alguns outros, já traziam Gibsons, Fenders, sintetizadores e etc., instrumentos caríssimos e de difícil importação.

     Escrevi tudo isso para chegar aqui, em 2016, como testemunha ocular de uma revolução, tanto na facilidade de acesso aos melhores instrumentos musicais do planeta, quanto na informação que a moçada tem sobre tudo. No Youtube, shows inteiros dos melhores músicos do mundo, de qualquer gênero. Instrumentistas top dando dicas, mostrando técnicas e segredos ali, ao alcance de qualquer um. Qualquer um mesmo! Basta um computador conectado e você tem as melhores vídeo-aulas que possa imaginar. Timbres sensacionais, escalas executadas na velocidade da luz, instrumentos precisos, regulados, cordas muito melhores, zero nove, zero dez, ou qualquer combinação que você quiser. Estúdios, temos ótimos aqui em Franca, todos muito bem equipados e dirigidos.

     Espero que a nova geração de músicos saiba aproveitar este momento e perceba que, além da técnica, devem cuidar da emoção de tocar cada nota buscando seu sentido lá no fundo do coração. Toquem a sua verdade, a sua alma e celebrem a fartura de possibilidades!

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.


+ zero