Na quarentena: Site oferece atividades físicas para pessoas com deficiência

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de junho de 2020 às 19:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Plataforma foi lançada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com esportistas nacionais

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou uma plataforma de atividades físicas voltadas a pessoas com deficiência, especialmente àquelas que não estão acostumadas a praticar exercícios. 

De nome Movimente-se, a iniciativa consiste em videoaulas gratuitas, ministradas por técnicos das seleções brasileiras paralímpicas e demonstradas por atletas medalhistas em Paralimpíadas e Campeonatos Mundiais.

Segundo o presidente da Comitê, Mizael Conrado, a ideia é incentivar a prática de exercícios para aprimorar a saúde física e mental de pessoas com deficiência, principalmente nesse período de isolamento social.

Na primeira etapa, o programa terá seis módulos, sendo um por semana, disponibilizado às segundas-feiras. 

As aulas englobam aquecimento, exercício propriamente dito e relaxamento pós-atividade, e são específicas para cada deficiência: amputados, paralisados cerebrais, cadeirantes e deficientes visuais – neste último, são dois vídeos: um com audiodescrição, para cegos totais, e outro legendado, para baixa visão. 

Destaques do atletismo paralímpico, como Vinícius Rodrigues (que é amputado), e da natação, como Roberto Alcalde (que é cadeirante), demonstram os movimentos.

A intenção do CPB, conforme Mizael Conrado, é que a plataforma vá além do incentivo às atividades físicas, e propicie serviços de capacitação e integração para pessoas com deficiência, esportistas ou não.

As videoaulas podem ser acessadas pelo site www.movimentoparalimpico.com.br.

*Rádioagência Nacional


+ Esportes