​Museu japonês divulga vídeo de Hiroshima dez anos antes da bomba nuclear

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de julho de 2017 às 12:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Gravação mostra centro de Hiroshima, Movimentada em abril de 1935

​O Museu da Paz de Hiroshima, no Japão, divulgou um vídeo inédito que mostra a vida diária na cidade japonesa em 1935, uma década antes da bomba atômica que a devastaria totalmente.

“Não há muitos materiais anteriores ao dia 6 de agosto de 1945, pois a bomba destruiu tudo. Queríamos reconstruir parte da história (de Hiroshima) antes que se perdesse definitivamente”, explicou nesta sexta-feira, à Agência Efe, Kenji Shiga, diretor do museu.

A gravação, em branco e preto e de pouco mais de 3 minutos de duração, mostra o centro de Hiroshima, uma cidade movimentada e animada, em abril de 1935.

Flores de cerejeiras enfeitavam as ruas, enquanto seus moradores caminham ou passeiam de bicicleta, perto do distrito comercial de Hatchobori, além de utilizarem o bonde ou pescar nos canais da cidade.

Dez anos depois, no dia 6 de agosto de 1945, uma bomba atômica lançada pelos Estados Unidos acabou com a vida de aproximadamente 80 mil pessoas de forma imediata e varreu do mapa uma das cidades mais populosas do Japão naquela época.

A publicação deste vídeo faz parte de uma estratégia de conservação do Museu da Paz que começou em 2016 e tem se concentrado, entre outros aspectos, na melhora das condições de exibição e armazenamento das peças ou na digitalização de fotografias e fitas de vídeo.

O vídeo tinha sido doado ao Museu pelo seu autor, Genjiro Kawasaki, em 1963, mas foi agora decidiram digitalizar o filme de 16 milímetros, para “conservar-lo melhor” e conseguir “uma visão mais nítida”, segundo Shiga.

O filme pode ser visto na biblioteca do Museu da Paz de Hiroshima, bem como em seu banco de dados on-line


+ Cultura