Museu Casa de Portinari promove palestra sobre ao pintor e a história do Brasil

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de janeiro de 2019 às 23:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Encontro com entrada gratuita acontece dia 23 de janeiro (quarta-feira), às 19 horas, na instituição

Museu Casa de Portinari promove palestra sobre a importância das obras do pintor na história do Brasil

Cândido Portinari foi um dos maiores expoentes brasileiros nas artes plásticas. O artista levou o nome do país para todo o mundo. Para destacar a importância do pintor no cenário cultural, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari em Brodowski (SP), realiza, no dia 23 de janeiro, às 19 horas,  a palestra “A História do Brasil nos Painéis de Portinari”, ministrada pelo professor doutor Percival Tirapeli. A entrada é gratuita.

Na ocasião, Tirapeli, artista plástico, pesquisador, mestre e doutor em Artes pela ECA/USP e professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp/São Paulo (Universidade Estadual Paulista), abordará a importância do trabalho do pintor brodowskiano na memória do país.

“O Museu Casa de Portinari tem como missão preservar e divulgar a obra do artista e, neste sentido, o trabalho de pesquisa é imprescindível para compreender não apenas o contexto histórico em que o artista viveu como, também, o período em que essas obras foram produzidas e os temas abordados. A pesquisa é a principal ferramenta de conhecimento da humanidade”, explica Cristiane Maria Patrici, gerente da instituição.

Serviço
Palestra “A História do Brasil nos Painéis de Portinari”, com o professor doutor Percival Tirapeli
Data: 23 de janeiro (quarta-feira)
Horário: às 19 horas
Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, n°298 – Centro – Brodowski/SP)
Entrada Gratuita


+ Cidades