Mundo do Vinho… Alguns mitos

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 19 de maio de 2017 às 15:58
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Conversando sobre vinho, sempre achamos novos apreciadores e interessados em conhecer este “Mundo de sabores e aromas”.

Mas este “Mundo” assusta e afasta muitos possíveis apreciadores. A pergunta é… Por quê?

Por que uma bebida que existe há tanto tempo e tem a ver com a história da humanidade, que mostra a cultura de cada lugar, pode distanciar pessoas interessadas?

Provavelmente, porque foram criados muitos mitos , porque deixaram distanciar as reais histórias de cada vinho. Porque muitas vezes colocaram este “Mundo” como complicado e inalcançável por meros mortais. Mas esqueceram que o vinho é feito por pessoas. Pessoas que tem história de dificuldades, alegrias, tristezas, muito trabalho e superação.

Por isto escrevo sobre vinho… para mostrar o quanto este mundo é fascinante , descomplicado e muito saboroso. Para que cada vez mais pessoas se interessem, conheçam e entrem para este Mundo.

Seguem então, alguns mitos que devem ser conhecido para não atrapalhar os bons momentos regados a vinho:

– Vinho branco com carnes brancas e vinho tinto com carnes vermelhas.

Esta é uma visão muito simplista de harmonização que as vezes dá certo. O problema não é só a cor da carne, mas como foi elaborada assim como os temperos e acompanhamentos usados nesta elaboração.

– Os melhores vinhos são os de safras mais antigas.

Isto não é regra, para ser um vinho “velho”, o qual chamamos “vinho de guarda”,  tem que ter uma boa estrutura e ser de um bom produtor. Elaborado para envelhecer bem. Do contrario, já é um vinho que pode estar  estragado. São poucos os vinhos que aguentam envelhecimento longo. Só grandes vinhos.

-Vinho novo tem baixa qualidade

Seguindo a dica anterior, existem vinhos para ser tomados jovens e o seu melhor momento é este. É jovem que este vinho mostra todo o seu potencial, aromas e sabores.

-Vinhos do velho mundo são melhores que vinhos do novo mundo

Mito . Onde se produz grandes vinhos também se produz vinhos ruins, isto no Brasil, na Argentina, na França, Itália ou em qualquer outro país produtor.

-Vinhos premiados são os melhores

Caso o concurso seja conhecido pode ser que sim. Do contrário isto é só jogada de marketing. Existem vários concurso que premiam vinho até o preço “x” , mas na propaganda este detalhe é “esquecido”. O ideal é conhecer a seriedade do produtor e se possível do concurso.

Em outros posts já conversamos sobre estes ou outros mitos, mas sempre é bom relembrar, e para não ficar chato coloquei apenas alguns, nos próximos podemos falar mais sobre .

Já que o tempo refrescou… o que acha de conhecer mais um pouco sobre o Mundo do Vinho???


+ zero