Mulheres devem fazer exames regularmente para prevenção de câncer

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de março de 2016 às 16:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Jornal da Franca alerta para a importância no diagnóstico precoce de câncer de mama e útero

Doenças que mais acometem as mulheres, como câncer no aparelho reprodutor e osteoporose, não apresentam sintomas na fase inicial. Assim, fazer um check-up anual, incluindo exames de radiologia, é fundamental para se tiver diagnóstico precoce e evitar o agravamento da saúde, segundo os especialistas. 

Exames de radiologia são os mais indicados para identificar de forma precisa e segura diversas doenças silenciosas e que não podem ser detectadas inicialmente pela avaliação clínica. De acordo com Silvana Habib, médica radiologista, os cuidados com a saúde devem começar cedo. Pois nos casos de câncer de mama e útero, tipos de tumores que mais causam mortandade em mulheres, quanto mais cedo forem diagnosticados maiores são as chances de cura. 

Para mulheres jovens: 

A ultrassonografia de mama é recomendada para verificar lesões e sinais de nódulos nos seios em mulheres com menos de 40 anos e não fazem mamografia. 

A ultrassonografia pélvica é outro exame que deve ser incluído no check-up das mais jovens, para verificar mudanças no ovário e no útero. 

E a ultrassonografia vaginal, indicada a pacientes que já tiveram relação sexual independentemente da idade, é importante para detectar nódulos e outras alterações fisiológicas que possam comprometer o aparelho reprodutor. 

Mulheres a partir dos 40: 

Com as alterações hormonais e mudanças fisiológicas ao longo dos anos, as mulheres devem redobrar os cuidados com a saúde. 

Um dos exames recomendados é a ultrassonografia da tiroide, para verificar a presença de nódulos cancerígenos, assim como alterações em seu tamanho e textura, que podem indicar possíveis disfunções. 

A partir dos 45 anos, as mulheres devem se submeter a exame de densitometria óssea, que avalia com precisão a perda da massa óssea, prevenindo a osteoporose. O exame deve ser repetido a cada 1 a 3 anos, conforme as condições físicas da paciente. 

A mamografia, geralmente, é recomendada às mulheres a partir dos 40 anos ou, caso tenham histórico familiar de câncer de mama, dez anos antes da incidência na parente mais próximo. O exame detecta sinais ocultos e milimétricos de câncer de mama, que não podem ser percebidos em exame de toque.


+ Saúde