Muito querido em Franca, ex-jogador e técnico Tom Zé dará nome a quadra

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de novembro de 2017 às 06:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Morto em 2008, Antônio José Paterniani deixou um legado de dedicação ao esporte

A Câmara dos Vereadores aprovou, na última semana, a denominação de ​“Antônio José Patemiani – Tom Zé” a quadra de esportes localizada na Rua Zacarias Curi, no Jardim Integração, em área anexa à Escola Municipal “Professora Nair Martins Rocha”. 

O projeto, de autoria de Nirley de Souza (PP), é uma justa homenagem a uma pessoa que foi ídolo dentro das quadras e também em sua carreira como treinador de equipes de basquetebol.

Tom Zé nasceu em Santa Rosa de Viterbo (SP), sem nem sonhar com basquete. Chegou a Franca aos dez anos e se apaixonou pelo esporte. Animado, iniciou na cidade a carreira de jogador, nos anos 80.

Passou por outras equipes do interior e, nos anos 90, tornou-se assistente de Jorge Guerra, o Guerrinha, na equipe de Ribeirão Preto. 

Passou por outros times do interior, até receber, em 2001, o convite do Uniara, de Araraquara, onde montou o time vice-campeão paulista em 2001; vice-brasileiro e paulista em 2002 e campeão dos Jogos Abertos do Interior em 2002 e 2003. 

Tonzé foi então para o Araraquara e depois para o Universo/Brasília, onde também fez sucesso como técnico. 

Porém, ainda no início da jornada, morreu em decorrência de um câncer, aos 47 anos, deixando um grande legado, não só como esportista, mas também como pessoa querida de todos que o conheceram em Franca.


+ Esportes