Morre Severino Edison Salles Meirelles, fundador da Imobiliária Plano

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de janeiro de 2018 às 18:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresário, que já foi vereador e presidente do Sindicato Rural de Franca, será enterrado nesta sexta, 12

Morreu na tarde desta quinta-feira, 11, aos 86 anos, o empresário Severino Edison Salles Meirelles, após enfrentar uma batalha contra o câncer.

Conhecido empresário do ramo imobiliário, Severino sempre buscou ajudar o próximo, tendo sua religião e a honestidade como base de seu trabalho. Já doou inúmeras terras para a população de Franca e região, principalmente para construções de igrejas, como a Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus e a Capela Nossa Senhora da Rosa Mística. Em 2012, ele doou mais de 20 mil m² para a Renovação Carismática da Igreja Católica, com o objetivo de abrigar cursos de formação religiosa no Residencial Meirelles.

Mas antes de se tornar empresário do ramo mobiliário, Severino já havia atuado em outras áreas. Ele começou a trabalhar no Banco Bandeirantes, uma antiga instituição financeira com sede em São Paulo, comprado pelo Unibanco. Através desse emprego, atuou em várias cidades como Pirajuí, São Bernardo do Campo, Porto Ferreira e na própria capital paulista, se tornando até tesoureiro. Mas ao mesmo tempo em que trabalhava no banco, Severino fazia paralelamente suas transações imobiliárias, vendendo mais de 800 lotes entre os bairros Jardim Guanabara e Vila Exposição pelo Jardim Maria Rosa Empreendimentos Imobiliários, já que nunca se desligou de Franca, mesmo atuando em outras cidades.

Foram mais de 66 anos de dedicação à compra e venda de terras. E uma característica de Severino que permanece forte até hoje entre as pessoas que conviveram com ele – seja pessoal ou profissionalmente – era o fato de ser metódico. E ele fazia questão de dizer sobre sua preocupação com os empreendimentos que administrou, fazendo tudo para que o usuário tivesse condições dignas de habitação, respeitando o contrato.

Imobiliária Plano

Foi ao lado de seu filho Antônio Henrique Pereira Meirelles, que Severino fundou a Imobiliária Plano, que já tem no seu histórico, o sucesso de empreendimentos tanto na área urbana quanto rural. Unindo a experiência e o conhecimento de ambos, eles lançaram o residencial Meirelles, e conseguiram fazer o prolongamento do Jardim Martins, Vila Hípica – Patrocínio Paulista – e complementaram o Residencial Paraíso – Pedregulho.

Formado em Administração de Empresas, Direito e também Magistério, Severino já foi vereador em Franca por dois mandatos. Presidente do Sindicato Rural de Franca, quando era agropecuário, ele foi competente no seu cargo. Foi fundador do MDB na cidade, atual PMBD, e também presidiu o Partido Democrático Social.

Mas a paixão pelo empreendedorismo sempre foi algo notável, assim como a sua ligação com a Igreja Católica Apostólica Romana. No entanto, o amor que tinha pela sua família e pelo bem do próximo, sempre foram características marcantes de sua personalidade. Pai de Severino Márcio, Rosangela, Luís Roberto, Antônio Meirelles, Edson, Rita Helena, Ana Flávia, Severino sempre deu aos filhos tudo o que precisavam, principalmente, a boa educação. Os laços de família são tão fortes, que os filhos se enchem de orgulho quando falam do pai. Inclusive, eles fizeram questão de prestar uma bonita homenagem a ele no Dia dos Pais do ano passado, publicando na Revista MÉRITO – Edição de Agosto de 2017, número 161, um agradecimento. No texto seguido de uma foto dos filhos ladeando os pais – Severino e sua esposa Maria Aparecida Meirelles -, eles falaram:

Obrigado por tudo, nosso Pai

“Pai, somos teu fruto, teu sangue, teus braços, teu hoje, teu amanhã… somos teus filhos!

Nascemos ontem e já temos alguns anos de história, mas continuamos mergulhados no mistério que a tua paternidade aos poucos nos revela.

Continuamos bebendo da tua fonte e sentindo necessidade do teu olhar, porque ele deixa transparecer o teu coração.

Nós sabemos que do teu jeito humano, imperfeito ou quase perfeito, tens amor por nós.

Mesmo crescidos, sentimos necessidade de tuas mãos. Elas sabem nos conduzir pelo caminho do bem.

Talvez, amanhã, sejas tu que necessite de nossas mãos. Nós te prometemos, Pai: podes contar conosco!

Nossos corações pulsarão com teu coração. Nossa casa será também a tua casa.

Nossos passos, jovens, ajudarão os teus, cansados.

Nossas mãos, fortes, segurarão as tuas, trêmulas.

Nossos olhos, lúcidos, olharão por ti e para ti.

Nossas vidas serão um tributo sincero ao teu amor fecundo que nos trouxe à existência. E depois de tudo, ainda te seremos grande devedor.

Porque nenhuma riqueza será capaz de pagar todos os sacrifícios, todas as batalhas e todo amor que o desafio de ser Pai exigiu de ti.

Obrigado por tudo, nosso Pai.”

Severino ao lado da esposa Maria Aparecida e dos filhos (Reprodução)

Homenagem Câmara Municipal

Por todos os seus feitos, ele recebeu uma justa homenagem na Câmara Municipal de Franca, através do Título de Cidadão Francano. Embora seja natural de Santa Rita do Passa Quatro, uma cidadezinha próxima a Ribeirão Preto, Severino escolheu Franca como sua cidade. Aqui estudou, trabalhou, casou e empreendeu profissionalmente e socialmente. Aqui educou seus sete filhos, formando-os e passando os princípios da honradez, honestidade, senso político e social, podendo estar junto e ver crescer seus mais de 15 netos e vários bisnetos.

Por isso, receber essa homenagem é o reconhecimento de haver sido um dos homens que lutou para devolver aos demais cidadãos das Três Colinas tudo que recebeu deles por ter sido bem recebido e na graça de Deus poder ter agraciado com a felicidade de saber que milhares de pessoas estão morando dignamente nos mais de dois mil lotes que teve a capacidade de implantar ao longo de sua trajetória de vida cristã. “Este é o balanço de minha vida. Ter sido eleito vereador, diretor e presidente de entidade rural patronal, eleito prefeitos enquanto presidente de partido, foram atividades que me levaram a compreender quão importante é o exemplo para com as gerações futuras. Sinto-me orgulhoso em poder afirmar que a presente homenagem me deu a convicção de que ao longo da minha trajetória de vida, fui um cidadão feliz. Um cidadão que pelas suas orações deve ser seguido. Um cidadão francano”, disse ele na época.

O corpo de Severino Edison Salles Meirelles está sendo velado no Velório São Vicente e seu sepultamento será nesta sexta-feira, 12, às 14h.


+ Cotidiano