Morre o fundador do Magazine, o empresário Pelegrino José Donato

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de dezembro de 2018 às 08:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresário fundou o Magazine em 1957, em companhia da esposa, Luiza Trajano Donato

​Morreu na manhã desta terça-feira o empresário Pelegrino José Donato, fundador do Magazine Luiza, uma das maiores potências do comércio varejista brasileiro.

A notícia foi divulgada por familiares, via redes sociais, e ainda não há detalhes da causa do falecimento ou de local para velório e sepultamento do empresário.

A Funerária Francana informou que o corpo de Donato está sendo velado desde às 10h30 desta terça-feira no Velório São Vicente

O sepultamento está previsto para ocorrer às 16h30, no Cemitério da Saudade.

Donato e a mulher, Luiza Trajano Donato, fundaram o grupo em 1957, em Franca, quando venderam os primeiros aparelhos de televisão em cores na loja, então chamada “A Cristaleira”. 

O nome Magazine Luiza foi escolhido depois, em um concurso promovido por uma rádio local.

Desde janeiro de 2016, o Magazine Luiza é comandado por Frederico Trajano, filho de Luiza Helena Trajano, que é sobrinha Donato. 

O site da empresa cita 858 lojas da marca em 16 estados brasileiros. Em 2017, a receita bruta chegou a R$ 14,3 bilhões, segundo relatório anual da administração.

Em nota, a assessoria do Magazine Luiza lamentou a morte de Donato e informou que, em sua homenagem, as lojas em Franca e em São Carlos (SP), onde o empresário nasceu, ficarão fechadas nesta terça-feira.